A Diretoria de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia do município de Moju, deflagrou, na tarde desta segunda-feira (24), a operação denominada “Modo On”, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e prisão contra investigados pelos crimes de associação criminosa, extorsão, estelionato, ameaça e danos cometidos contra empresas de provedores de internet que atuam no município. Durante a ação, um homem foi preso. 

De acordo com as investigações, as extorsões eram realizadas, principalmente, de modo virtual por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Os criminosos cobravam valores que variavam entre R$5 e R$10 mil das empresas de internet para que os funcionários pudessem trabalhar em alguns bairros da cidade. Caso as empresas negassem a cobrança, seus técnicos eram ameaçados e seus equipamentos eram danificados pelos criminosos. 

Após as ocorrências registradas na delegacia do município, iniciou-se o trabalho investigativo do caso. Por meio de depoimentos, requisições de dados cadastrais e demais investigações em bancos de dados, a equipe policial conseguiu identificar um homem que atuava como receptor dos valores transferidos pelos provedores de internet.

No decorrer das diligências policiais, foi possível reunir elementos suficientes para representar pela prisão preventiva do acusado, além da busca e apreensão domiciliar, medidas que foram cumpridas nesta segunda-feira. Na residência do investigado foram apreendidos equipamentos como aparelhos celulares e cartões bancários, além de um notebook e um HD externo. Todo o material será periciado e anexado ao inquérito que apura o caso.

Após todas as medidas cabíveis, o homem foi encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), onde ficará à disposição do Poder Judiciário. As investigações policiais prosseguem a fim de dar sequência à apuração dos crimes, identificando outras pessoas envolvidos no esquema criminoso.

Polícia Civil

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *