Obras no distrito Palmares melhoram a vida dos moradores (foto: Cleyton Rogério/Portal Tailândia)

O distrito Palmares, localizado a 60km da sede de Tailândia, nordeste do Pará, tem passado por avanços nos últimos anos. Principalmente, a partir da instalação de uma Base do Município na localidade.

Liderada pelo secretário Municipal de Comércio, Indústria e Produção, Frank Almeida, a Base do Palmares, como é conhecida, recebe e atende de forma mais direta os anseios da comunidade, que possui cerca de 20 mil habitantes.

Temos desenvolvido um trabalho sobretudo, em conjunto com a comunidade. O prefeito Macarrão nos deu total aval e, por isso, as coisas têm dado certo. Nossas equipes estão empenhadas e, assim, vamos fazendo de Palmares um lugar cada vez melhor”, afirmou Frank.

A manutenção de serviços públicos como coleta de lixo, água encanada e iluminação pública, são algumas das atribuições da Base no distrito.

Toda semana uma equipe da secretaria de Cultura leva atividade de zumba aos populares, que também recebem com frequência ações da Carreta da Saúde, bibliotecas itinerantes, serviços da Assistência Social e mais recentemente a Carreta da Educação com cursos profissionalizantes gratuitos.

Posto de saúde, escola municipal e estadual, além de um destacamento da Polícia Militar, estão presentes na comunidade.

Desde 2018 – segundo ano da gestão passada do prefeito Paulo Jasper (Macarrão) – Palmares passou a receber serviços mais estruturantes, como o asfalto em ruas, um pedido da população, que sempre precisou conviver com poeira e lama.

Em 2020, o distrito continuou recebendo investimentos da prefeitura do município. Um antigo sonho dos moradores se tornou realidade, a Praça do Palmares, que conta com uma quadra, brinquedos, concha acústica e quiosques. Novas ruas foram asfaltadas, incluindo a avenida principal; as velhas tábuas da feirinha do peixe, deram lugar a novos quiosques de alvenaria.

Construção da praça do Palmares em 2020 (Foto: Alison Lazaro / Portal Tailândia)

“Tudo que precisamos tem aqui. A praça melhorou bastante, até porque fica mais bonito a frente do distrito também”, é o que ressalta o morador Jones Santos.

Obras de infraestrutura mudam a ‘cara' do distrito Palmares (foto: Cleyton Rogério/Portal Tailândia)

Agora, em 2022, já começaram os trabalhos da construção de uma arena de futebol society na comunidade. Uma forma de incentivar ainda mais o esporte, de acordo com o prefeito ‘Macarrão‘. “O povo do Palmares merece! Sempre apoiamos o esporte, até porque, construímos duas arenas na cidade, nada mais justo do que fazer em Palmares também”, disse o prefeito, garantindo que mais obras devem ocorrer nos próximos meses.

Na última semana, equipes da prefeitura fizeram reparo de asfalto em várias ruas, principalmente nas áreas mais castigadas pelas fortes chuvas deste ano.

“Ainda temos muito para fazer, nunca negamos. Mas também nunca tivemos medo dos problemas, vamos enfrentando e de mãos dadas com certeza a gente constrói um futuro melhor”,

concluiu Macarrão.

Palmares no Legislativo Municipal

Atualmente Palmares possui dois representantes da Câmara Municipal de Vereadores. Nazilda Mendes, eleita pelo PODE (Podemos), com 727 votos e Josafá Gomes Mendes, o Marola, eleito pelo PROS, com 864 votos.

Moradora antiga do distrito, Nazilda, viu o local mudar. Orgulhosa dos avanços, ela reconhece o empenho da gestão municipal e a parceria com o prefeito Macarrão.

Início de Palmares

O então povoado de Palmares surgiu no início da década de 1980, com a chegada da Agropalma – maior produtora nacional de óleo de dendê. Localizado ao lado da rodovia PA-150, o local viu sua população explodir, formada principalmente por nordestinos e paraenses de outras localidade, em busca de emprego.

40 anos após seu nascimento, Palmares dá sinais de um belo e próspero futuro.

Veja também

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.