Qual é a sua preferida, manteiga ou margarina?

diferenca-entre-manteiga-e-margarina-beneficios-e-maleficios-a-saude-portal-tailandia

Foto: reprodução

SAÚDE – A vida toda na minha casa sempre tivemos muita manteiga, seja para passar no pãozinho no café da manhã, seja para fazer alguma receita. Sempre vi meus amigos porém consumir margarina e eu achava aquela coisa bem pálida e sem graça… A manteiga na minha opinião é muito mais rica de sabor e é a sua gordura que dá aquele sabor especial em pães, biscoitos bolos e até coberturas!

A margarina porém apresenta somente 5 gramas de gordura saturada, ao passo que a manteiga apresenta 8 gramas. A manteiga nada mais é do que a nata do leite batida, rica em gordura saturada e colesterol. A Margarina por outro lado é obtida a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais, que são ricos em gorduras insaturadas, de forma artificial e que transforma parte dessas gorduras insaturadas em gorduras saturadas e gordura trans.

Estudos comprovam que comer margarina aumenta em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres. Já consumir manteiga ajuda o seu organismo a absorver melhor os nutrientes presentes em outros alimentos. Ou seja, os especialistas aconselham mais a comer manteiga!

A manteiga também ajuda a dar às preparações uma melhor textura e corpo, e as preparações também serão mais estáveis. A manteiga é ainda a base da pâtisserie e é indispensável para o preparo de receitas como brioches, croissants, sablées, pâte à choux, bolos, tortas e cremes. Outro fator interessante é que quanto maior o teor de gordura da sua manteiga, mais crocante será a sua preparação (no caso de biscoitos, por exemplo).

A temperatura da manteiga é muito importante nas suas preparações:

-Quando você for fazer uma massa de torta, é aconselhável utilizar a manteiga bem gelada para que ela deixe a preparação bem crocante!

-Para massas de bolos, cupcakes e muffins aconselha-se sempre deixar a manteiga em temperatura ambiente para que você possa facilmente bater ela com o açúcar e assim deixar as suas preparações bem aeradas.

E agora, é melhor utilizar manteiga salgada ou sem sal nas preparações? Depende. Aqui na França é muito comum terem sempre em casa manteiga salgada que acrescentam em suas receitas sem menores problemas. No caso de um caramelo, por exemplo, acho válido pois você terá aquele famoso caramelo levemente salgado, tradicional da região da Bretanha. Para as demais preparações, principalmente na confeitaria e boulangerie nas quais os ingredientes das receitas são pesados com bastante precisão e poucas gramas de um determinado ingrediente são determinantes para o sucesso ou fracasso da mesma, acho melhor usar sempre a manteiga sem sal pois nunca se sabe a quantidade exata de sal que elas contém. Assim, evita-se de estragar toda uma preparação!

Por Talitta Albuquerque

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *