Neste tutorial o Portal Tailândia vai mostrar como usar o MSN mesmo tendo sido descontinuado pela Microsoft.

tutorial-msn-de-volta

A Microsoft terminou recentemente o suporte ao Windows Live Messenger como todos sabem, a partir desse momento a possibilidade de efetuar login no programa deixou de ser possível. Os utilizadores foram obrigados a ter que optar por uma alternativa, Skype, o chat do Windows 8, Pidgin, eBuddy ou uma outra alternativa.

O Skype, apesar de ser muito bom, não tem a mesma estabilidade e os utilizadores já estavam familiarizados com o MSN para além dos longos logs de conversas que muitos tinham.

A instalação do Windows Live Messenger via instalador web foi bloqueada, mas não se tiverem o instalador completo. Com o instalador offline, se tentarem efectuar login, aparece uma janela com uma mensagem a alertar de que foi feito download de uma nova versão e que está pronta para ser instalada. Essa nova versão não é nada mais nada menos do que o Skype.

A gigante de Redmond bloqueou a possibilidade de efectuar login, mas este problema pode ser contornado. O único MVP (Most Valuable Profissional) da Microsoft para o Messenger, Jonathan Kay, criou uma aplicação que permite contornar esta situação, o Messenger Reviver 2.

Procedimentos

Primeiro precisarão de fazer download do Windows Live Messenger, como o instalador web não funciona, têm de usar o ficheiro offline.

Após o download estar feito, instalem normalmente, o mais importante vem mais abaixo.

tutorial-usar-msn

Uma vez a instalação do WLM feita, depois da mensagem de instalação concluída, vão ver a janela para fazer login, tudo normal até aqui.

No entanto, se tentarem fazer login, como referido em cima, não vão conseguir, vai pedir que instalem o Skype, é de esperar, uma vez que o MSN foi descontinuado.

tutorial-usar-msn-descontinuado-1 tutorial-usar-msn-descontinuado-2

Fecham a janela do WLM, e façam download e a instalação do Messenger Reviver 2, ou liguem-no caso já tenham instalado.

Na janela do Reviver, vai aparecer quais as versões que suporta e qual a versão que têm, basta então clicar no botão start e a magia está feita.

tutorial-usar-msn-descontinuado-3

Como podem confirmar pelas imagens, já é possível efectuar login sem qualquer mensagem de que foi descontinuado e de que precisam de instalar o Skype se quiserem usar o messenger.

No entanto aparecem publicidades e popups relativas ao Skype, mas não é nada do que já antes não aparecia.

tutorial-usar-msn-descontinuado-4tutorial-usar-msn-descontinuado-5

 

O Windows Live Messenger não foi completamente descontinuado pois ainda há serviços a correrem sobre o protocolo dele ou a dependerem da própria aplicação. O Reviver simplesmente permite que os utilizadores possam usar o messenger até que ele seja totalmente descontinuado, processo esse que irá acontecer em meados de Março de 2014.

Na minha opinião o Skype é um excelente cliente VoIP e gosto bastante dele para conversas de vídeo ou mesmo só de audio, mas como messenger, fica ainda a desejar. Faltam-lhe imensas funcionalidades, uma lista de contactos melhor, a possibilidade de adicionar contactos pelo email e não pela conta do Skype, entre outras.

Também é de referir que os contactos bloqueados no Windows Live Messenger não podem ser desbloqueados no Skype. Para o fazerem têm de ir pelo Outlook.com (Hotmail) e desbloquear, no entanto, demora imenso tempo a actualizar e só passado vários dias, semanas se não forem meses, é que os contactos passem a aparecer normalmente.

Penso que a Microsoft descontinuou o Windows Live Messenger muito cedo, deveria ter dado mais tempo de forma a integrar devidamente o WLM no Skype.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Windows Live Messenger 2012: PT-PT / PT-BR / EN
Download: Messenger Reviver 2
Homepage: Microsoft
Homepage:  Jonathan Kay

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia e Região, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Fonte: pplware

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *