Um novo malware que atinge Android foi detectado pela empresa Trend Micro, segundo ela, o programa usa o processamento do gadget para ganhar bitcoins.

Android: Sistema está sendo infectado por programas mineradores de bitcoins
Android: Sistema está sendo infectado por programas mineradores de bitcoins

Um novo malware está infectando tablets e smartphones com Android. De acordo com especialistas em segurança da Trend Micro, o vírus usa o processador dos gadgets para o processo conhecido como “mineração” de bitcoins. A mineração é o procedimento que cria novas moedas virtuais.

De acordo com os pesquisadores, o efeito para o usuário é a duração da bateria muito mais curta e diminuição da vida útil dos gadgets. De acordo com eles, os programas maliciosos estão sendo baixados junto com aplicativos na Google Play. Eles foram capazes de encontrar o programa nos apps Football Manager Handheld e TuneIn Radio.

“O [programa] minerador é aberto como um serviço de background assim que ele detecta que o aparelho afetado está conectado à internet”, escreve Veo Zhang, analista de ameaças a móveis da Trend Micro.

O especialista diz que é possível notar as mudanças causadas pelo malware—chamado ANDROIDOS_KAGECOIN.HBT. “Lentidão para carregar a bateria e telefones excessivamente quentes serão notados”, escreve.

O processamento de smartphones e tablets é muito baixo para este tipo de atividade. “Sim, eles podem ganhar dinheiro dessa maneira, mas em um ritmo glacial”, completa Zhang em seu texto.

A Trend Micro afirma que já comunicou o Google Play sobre as ameaças presentes na loja de apps.

[divide style=”2″]

Via, Exame

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o  Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândiano Twitter e por RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.