Serviço possibilitará que a população possa verificar pela internet se a carteira de identidade perdida foi encontrada.

achados-e-perdidos_online-policia-cilvil

A Polícia Civil do Pará implantará, até o final deste mês, um serviço eletrônico que irá permitir ao usuário saber se um documento de identidade perdido foi encontrado. É o “Achados e Perdidos Eletrônico”. Trata-se de mais um sistema digital desenvolvido pela Diretoria de Informática da Polícia Civil que será colocado à disposição da população, via internet, no site da instituição http://www.policiacivil.pa.gov.br.

Segundo o diretor de Identificação da Polícia Civil, papiloscopista Ricardo Paula, o novo serviço possibilitará que a população possa verificar pela internet se a carteira de identidade perdida foi encontrada e se o documento foi entregue ao Instituto de Identificação da Polícia Civil. A informação poderá ser checada pelo usuário no próprio site da Polícia Civil antes de agendar o atendimento para expedir uma nova carteira de identidade. “Estamos fazendo uma triagem nos documentos que já dispomos, selecionando os que ainda apresentam condições de uso e já começamos a alimentar um banco de dados.

As informações do documento achado estão sendo colocadas em um sistema informatizado que fará a busca na internet, bastando digitar o nome completo do dono do documento, a filiação, a data de nascimento e a naturalidade da pessoa”, detalha Ricardo Paula. O novo serviço eletrônico está em fase de desenvolvimento. Ricardo Paula acredita que ele evitará que as pessoas gastem R$ 33,40, valor da taxa para emitir a segunda e demais vias do documento. O serviço foi idealizado por causa da demanda de documentos pessoais que são achados e entregues quase que diariamente ao Instituto de Identificação.

Entre os documentos estão cartões de crédito, CPF, carteita de habilitação e, principalmente, a carteira de identidade. Conforme o diretor de Identificação, os documentos de identidade são encontrados, com mais frequência, em locais como shoppings centers, lojas de departamentos e agências dos Correios. Muitos deles vão parar na sede do Instituto de Identificação da Polícia Civil.

A instituição policial já dispõe de outros serviços eletrônicos com acesso pela internet à disposição da população, como o agendamento eletrônico para emissão da carteira de identidade, o serviço de emissão de antecedentes criminais online e a Delegacia Virtual para registros de boletins de ocorrências por roubo, furto, perda e extravio de documentos, violência contra a mulher e danos causados em acidente de trânsito sem vítimas.

 

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

 

Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *