Microsofte Vresus Google – caso Android

A Microsoft e a Google desde há algum tempo que estão também envolvidas judicialmente pois a empresa de Redmond acusa o sistema operativo da Google, o Android, de violar algumas patentes que pertencem à Microsoft. Mas até este ponto, os casos judiciais da Microsoft, ligados ao licenciamento de tecnologias, têm passado por negociações com os parceiros da Google, pois, como vimos no caso da Samsung, estes são os fornecedores de hardware de smartphones Android.

Mas este comportamento irá mudar, porque a Microsoft está agora a acusar a Google no processo de pendente na Alemanha contra a Motorola, isto porque a Google adquiriu o departamento de mobilidade da Motorola, também fornecedora de hardware para equipamentos Android.

A Microsoft confirmou esta notícia numa declaração que proferiu ontem: “Tornou-se necessário adicionar a Google a este caso particular porque a Motorola afirma que não tem informações suficientes sobre acções que ocorrem nos servidores da Google.”

O anúncio foi feito ontem no tribunal alemão, num caso em que envolve o Google Maps, de acordo com Florian Mueller do blog FOSS Patents, que desempenha funções de consultor para matérias de patentes, incluindo na sua actividade clientes empresariais como a Microsoft.

Este é apenas um caso, entre muitos, que a Microsoft tem com a Motorola, incluindo um litígio no tribunal federal de Seattle que vai a julgamento no próximo mês. A Microsoft não está a comentar nada sobre o caso, apenas deixou esta declaração sobre o caso alemão.

Assim, fica ainda pouco claro se a Microsoft irá ou não adicionar a Google no caso de patentes nos Estados Unidos. Com esta acção judicial directamente à Google, poderá estar aberto uma nova frente de ferozes batalhas em tribunal contra o sistema operativo Android.

 

pplware [via reuters]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *