Tráfico de drogas – Tailândia-PA

A Polícia Civil vai aprofundar as investigações para identificar os responsáveis pelo esquema de tráfico de entorpecentes no município de Tailândia, nordeste do Pará, onde, no último dia 10, mais de uma tonelada de maconha seca pronta para ser prensada foi apreendida. Foi a maior apreensão de drogas do ano em todo estado feita pela Polícia Civil. Foram encontrados, ao todo, 1.311 quilos da erva.

O delegado Valério Alvarenga, titular da Delegacia de Tailândia, confirmou que a área em que a maconha foi encontrada abastecia os pontos de venda de drogas na cidade. Ele explica que a localização do ponto de distribuição correu após um ano e meio de investigações. Cerca de 15 pontos no município foram levantados, ao longo desse tempo, até os policiais descobrirem o exato local onde a droga era produzida.

O terreno ficava no interior de uma fazenda, na zona rural de Tailândia. O policial civil explica que desde que assumiu a direção da Delegacia, no ano passado, percebeu que os tabletes da maconha apreendidos apresentavam as mesmas características e eram embalados sempre da mesma forma, com numerações e com o mesmo tipo de embalagem.

Assim, ressaltou Alvarenga, o esquema de tráfico de drogas passou a ser investigado para apurar a procedência do entorpecente que, seguramente, era originário do mesmo local. Por meio de denúncias anônimas e com apoio de informante, os investigadores Carmo e Mariano chegaram a levantar o endereço do ponto usado para a distribuição da erva que abastecia todo o município.

Com a localização exata da área, a equipe da Delegacia, tendo à frente o delegado Valério Alvarenga, partiu da sede de Tailândia, por volta de 14h de ontem, com destino à região, onde estava a droga, situada a 60 quilômetros da sede da cidade, na estrada conhecida como “Vicinal 13”, cujo acesso é pela rodovia PA-150.

A maconha seca estava dentro de sacos escuros encontrados em cima de um jirau de madeira encoberto por mato. Para chegar ao local, conta o delegado, foi preciso deixar as viaturas na entrada da mata e seguir por uma via esburacada até o terreno onde estava a droga, em uma área de fazenda, de nome e dono ainda não identificados. Ninguém foi preso no local.

Inicialmente, 27 sacos com cerca de 20 quilos da droga em cada foram levados nas viaturas até a Delegacia, onde os policiais chegaram por volta de 2h da madrugada de hoje. A operação foi reiniciada por volta de 4h, já com apoio dos investigadores Alessandro e Everaldo, da Delegacia de Goianésia do Pará, designados pelo delegado Paulo Renato Lima, e por policiais militares do Grupamento Tático de Tailândia, sob comando do major Robson.

Os policiais deslocaram-se à área com quatro caminhonetes, que retornaram lotadas da erva. Equipe de peritos do Instituto Médico Legal de Tucuruí foram acionados, para pesar e periciar a droga. O delegado Valério Alvarenga informa que vai solicitar à Comarca de Tailândia que o entorpecente apreendido seja incinerado o mais breve possível. As investigações irão prosseguir para identificar envolvidos no esquema de tráfico de maconha na região.

 

Polícia Civil do Estado
Av. Nazaré, 489. Belém – PA
Fone: (91) 4006-9094 / 3223-2963
Site: www.policiacivil.pa.gov.br Email: gabinetepcpa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *