Uma empresa precisa ter presença digital e reputação on line, fatores fundamentais para a aquisição de confiança por parte do consumidor.

Online-Media-Marketing-Digital-Marketing_portal-tailandia

Novas mídias, novas formas de comunicação, novas experiências com o consumidor – agora denominado de consumidor digital. Este é o panorama proporcionado pela era dos meios digitais, que requer das empresas e dos profissionais de marketing uma inesgotável capacidade de inovação e adaptação praticamente diária.

Neste contexto e dentre todas as nomenclaturas que foram surgindo para o marketing, uma em especial, tem ingressado constante e vigorosamente no planejamento das empresas: o marketing digital. Em poucos anos, proliferaram-se as literaturas, os cursos e as discussões de como aplicar as estratégias digitais ao planejamento global das empresas, que passaram a entender a grande revolução dos negócios proporcionada pela internet e a aproveitar as oportunidades criadas por ela.

De uma maneira simples e direta, marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis), com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes, engajá-los e, consequentemente, elevar a participação no mercado.

O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas à Internet e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente de sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que seus clientes conheçam seu negócio, confiem nele, e tomem a decisão de comprar a seu favor. (Torres, 2010).

 

Nesta definição de Torres, encontramos ainda algumas finalidades do marketing digital:

• Fazer com que seus clientes conheçam seu negócio: para novas empresas ou para empresas que desejam apresentar um novo serviço ou produto, o marketing digital é um aliado muito forte. Através da internet, é possível encontrar grupos de consumidores em potencial, que se agrupam em comunidades e redes sociais e podem ser segmentados. Conhecer o negócio, nesta definição, não é apenas desenvolver um site e colocá-lo para funcionar, mas mapear os consumidores na internet, conhecer as redes das quais eles fazem parte e obter o maior número possível de informações para que a sua divulgação tenha o resultado pretendido.

• Confiar no negócio: a internet é uma fonte de opiniões e de multiplicação delas. Assim como as mídias tradicionais, um negócio pode ser construído ou destruído através da internet, caso a empresa não adote políticas de posicionamento digital. Opiniões positivas a respeito de um produto podem ajudar a empresa a ganhar credibilidade perante os stakeholders. Uma empresa precisa ter presença digital e reputação on line, que devem ser construídas e gerenciadas, fatores fundamentais para a aquisição de confiança por parte do consumidor que busca as informações não só sobre os produtos, mas sobre a própria marca, através de fóruns, redes sociais, blogs e comunidades virtuais.

• Tomar a decisão de compra a seu favor: este terceiro aspecto é o resultado do primeiro unido ao segundo. Daí a importância da gestão estratégica on line. Decidir a favor da empresa é um dos resultados que devem ser incluídos nos objetivos traçados no planejamento digital. Embora seja uma consequência da qual não se pode abrir mão, outros resultados, como por exemplo, o relacionamento duradouro com este cliente, também deverá fazer parte deste planejamento estratégico digital.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.