O motor de pesquisa da Google foi uma das invenções e criações que mais mudaram a Internet desde a sua criação. Conseguimos ter acesso a milhares de links dos conteúdos que procuramos em poucos segundos, sempre com a certeza de que os resultados apresentados são os mais relevantes e os que mais coincidem com o que pretendemos.

Mas e como funciona este mecanismo de pesquisa e que processos estão por trás destas simples pesquisas? Matt Cutts explica e de forma muito simples, para que todos entendamos.

Matt Cutts, engenheiro da Google, associado ao grupo de qualidade de pesquisa e especialista em assuntos de optimização de motores de pesquisa é por norma quem dá a cara sempre que o assunto se relaciona sobre processos e funcionamento geral deste tipo de motores de pesquisa.

Desta vez a pergunta era simples, apesar de muito complexa de responder e mostra um pouco como os processos que ocorrem por atrás dos olhos de quem usa a mais poderosa ferramenta de pesquisa da Internet e um dos locais que mais tráfego gera em toda a rede.

Como devem perceber, uma simples pesquisa de conteúdos no Google, não é uma simples consulta a uma base de dados e a apresentação desses mesmos resultados.

Envolve um processo muito mas importante e que é a recolha e a categorização de toda a informação que a Google recolhe da Internet.

em primeiro lugar é necessário que a informação seja recolhida, o que inicialmente acontecia de forma semanal, mas com o evoluir da própria Google e dos processos envolvidos, passou para constante.

Depois da informação recolhida, e porque esta não pode ser apenas guardada, e necessário categorizá-la, usando os algoritmos que a própria Google desenvolveu e melhorou.

Parece simples, verdade? Mas vejam o vídeo para entenderem o que está escondido e a funcionar sempre para que tenham a melhor pesquisa possível e os melhores resultados sempre que necessitam de usar o motor de pesquisa da Google.

Fica assim entendido mais um pouco sobre a forma como a Google recolher, processa e apresenta os resultados das pesquisas que efectuamos, tendo sempre acesso aos melhores resultados e com a maior precisão possível.

As técnicas e a tecnologia envolvida fazem da Google o melhor motor de pesquisa da Internet, por muito que outros tentem roubar este lugar. Temos de concordar que a Google, com a integração que faz do seu motor de pesquisa com os restantes serviços que oferece é uma das maiores companhias da Internet.

Este é o maior trunfo da empresa e o que iniciou o gigante que hoje é. As alterações são frequentes e procuram apenas melhorar a utilização e a obtenção de resultados. No final é o consumidor que ganha pois obtém os melhores resultados possíveis.

Homepage: Google

pplware

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.