Uma matéria publicada neste último fim de semana pelo jornal O Liberal, assinada pelo jornalista João Paulo Jussara, encheu de orgulho qualquer tailandense, seja nato ou quem escolheu a cidade para morar, à quem more há mais de 6 anos no município.

Acostumados a ver a cidade nos cadernos policiais e nos jornais, de forma negativa pelos índices de violência, principalmente, pelos altos números de homicídios, quem mora na cidade viu a realidade mudar.

De 3ª cidade mais violenta do Brasil e a 1ª no Estado do Pará, Tailândia agora aparece como referência na diminuição da violência, e no combate a criminalidade. O fator primordial para isso acontecer foi investimento nas policias, além da parceria entre setor de segurança e a gestão municipal, relatam delegados e comandante da PM no município.

Tailândia chegou a registrar 120 homicídios por ano, os números caíram para pouco mais da metade nos últimos 4 anos, com uma taxa ainda mais acentuada em 2019 e 2020. De janeiro e julho deste ano foram registrados 19 homicídios, contra 22 no ano passado.

Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (Segup), mostram realidade diferentes em outras cidades do Estado, como no município de Parauapebas, no sudeste paraense. Foi lá a cidade que mais foram registrados ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

“Que eu me lembre o último latrocínio aqui em Tailândia foi há mais de três anos, e os dois envolvidos foram identificados e presos. Nossa taxa de resolutividade é alta. Quando eu cheguei aqui o número de homicídio era entre 6 a 8 por mês, hoje é entre 1 e 2”, disse o delegado Márcio Nogueira, um dos dois delegados de Tailândia.

Os dados também são comemorados pelo comandante da 6ª CIPM, major Corrêa. “Quando eu cheguei aqui, há cerca de 2 anos e meio, nós começamos a intensificar o combate ao tráfico de drogas e isso consequentemente tem impacto nos demais crimes”, relatou o major.

Tanto a Polícia Civil como Militar, reforçam a importância da parceria entre as instituições de segurança e a prefeitura de Tailândia. A parceria sempre existiu, mas ganhou ainda mais reforço na atual gestão do prefeito Paulo Liberte Jásper (Macarrão), relataram os dois a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *