O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas de Tailândia, nordeste do Pará, foi divulgado está semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostra que município alcançou a meta para 2019.

As escolas de rede municipal de Tailândia apresentaram evolução na avaliação, sendo que houve aumento do índice no período, (o Ideb é realizado de 2 em 2 anos). Tailândia chegou a 4,6, meta do Governo Federal para o 5º ano. Já para o 9º ano e ensino médio os números são 3.5 e 3.

Região da rodovia PA-150

  • Tailândia 4,6
  • Moju 4,5
  • Goianésia do Pará 4,5
  • Breu Branco 4,4
  • Jacundá 4,5
  • Nova Ipixuna 3,9

Os números são comemorados pela gestão município. “A gestão do prefeito Macarrão demostra comprometimento com o processo de avaliação da qualidade do ensino de nossas crianças e com a educação municipal”, relatou integrante da SEMED.

Metodologia

É importante entender que o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

É chamado de Fluxo, a aprovação, reprovação e evasão escolar. Existe uma fórmula que mede essas variáveis em cada escola. O Fluxo é medido pelo Censo e a Proficiência dos alunos pela prova SAEB e as duas são somadas dando o valor do Ideb.

Antes do Ideb, Tailândia realizou uma avaliação municipal: o SISTAE (Sistema Tailandense de Avaliação Educacional), que preparou os alunos para as provas do índice que acontecera no final do mês de outubro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *