Populares durante festa de aniversário de 34 anos de Tailândia (foto: Alison Lázaro / Portal Tailândia)

Nesta terça-feira, dia 10 de maio, o município de Tailândia, que pertence a região nordeste do estado do Pará, completa 34 anos de emancipação política.

O prefeito do município, Paulo Jasper (Macarrão), ao lado de vereadores receberam a comitiva do governador Helder Barbalho (MDB), que em parceria com o município anunciou a construção de uma creche com capacidade para atender duzentas crianças com idades de zero à cinco anos, a implantação de 8km de asfalto, além da entrega de uma ambulância UTI à Tailândia.

Veja as lives de terça-feira

Um bolo de 34 metros foi servido à população que lotou o galpão da Praça do Povo, que foi oficialmente inaugurado como o novo centro cultural da cidade.

Inauguração do Centro Cultural Galpão Praça do Povo e anúncio de obras do governo em parceria com o município.

O município que num passado recente era conhecido pela forte atuação da indústria madeireira e do carvão vegetal, vive grandes transformações e começa a se tornar referência no agronegócio.

Diante dos desafios impostos pelas políticas de preservação ambiental e a crescente demanda do mercado por produtos agrícolas, Tailândia tem transformado suas terras degradadas em áreas cultiváveis, principalmente com a cultura da soja e do milho.

Com um relevo plano e distante apenas 180km do porto de Vila do Conde, em Barcarena, o município tem caído nas graças de produtores de diversos estados brasileiros, que chegam para comprar terras e produzir.

Além da força do agro, que ainda é bem representado pela palma de dendê e pela pecuária, o comércio do município também se sobressai, estando entre os mais fortes do interior do Pará, segundo relatam os próprios comerciantes que atuam em Tailândia e em outras cidades do Estado.

A área de serviços é referência na região, incluindo diversas agências bancárias, uma ampla rede de hotéis, oficinas, metalúrgicas, movelarias, restaurantes, além de casas de shows noturnas.

“Tailândia é uma cidade jovem que abraça todos aqueles que querem trabalhar e construir suas famílias aqui. O protagonista dessa festa são todos vocês”, declarou o Macarrão, durante as apresentações do aniversário da cidade na noite de segunda.

Confira as lives da noite de segunda-feira

Um pouco da nossa história

Os primeiros moradores vieram para cá na década de 1970, famílias que buscavam um lugar para chamar de seu. A construção da rodovia PA-150 que corta o estado de norte a sul, foi o marco inicial para povoação da então vila que não tinha um nome e pertencia ao município de Acará.

A cidade passou a ter identidade no ano de 1978, quando foi iniciado o cadastramento dos colonos, demarcação de terras devolutas e distribuição de lotes entre os quilômetros 51 e 183 da PA-150, numa área de 158.400 hectares.

O nome Tailândia foi proposto pelo Tenente Pinheiro, em uma reunião com a população, técnicos do recém-criado Instituto de Terras do Pará (ITERPA), e interventores da Polícia Militar, que vieram à localidade combater a violência causada pela disputa de terras.

A denominação foi escolhida em referência aos conflitos que ocorriam no país asiático Tailândia, que passava por uma guerra civil e de fronteiras. Nesta mesma reunião, foram decididos questões importantes para a cidade, uma delas foi que a São Francisco de Assis seria o padroeiro dos católicos da localidade.

10 anos depois, através da Lei Estadual nº 5.452/88 sancionada pelo governador, na época, Hélio da Mota Gueiros, ocorreu emancipação politico-administrativa de Tailândia, em 10 de maio de 1988.

Veja mais sobre a história do município
> Tailândia no início de sua história, 1970
> Breve história de Tailândia e informações do município do nordeste do Pará
> Galeria de fotos históricas do Município de Tailândia em 1978

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.