Os participantes receberam um troféu (foto: Alison Lázaro/Portal Tailândia)

Na última sexta-feira (29), aconteceu em Tailândia, nordeste paraense, a primeira edição do Tealento, um show de talentos com crianças do espectro autista.

Promovido pelo Instituto Acreditar, em parceria com a prefeitura municipal e o prefeito Paulo Jasper (Macarrão), o evento foi um marco para a inclusão social de pessoas com autismo. É o que afirma Reinaldo Araújo, um dos organizadores. “O Instituto Acreditar vem com essa proposta de ampliar o debate na sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista em Tailândia. Isso será feito com diversas ações envolvendo não só as crianças, mas os seus pais.”

Cada apresentação, por simples que parecesse, era observada com atenção pelos presentes, pois quem estava ali, conhece de perto os desafios superados.

Joana Darc é fundadora de uma associação que já é composta por mais de 200 mães de autistas em Tailândia. Ela destacou a importância do movimento. “Nosso objetivo é buscar profissionais para que possamos desenvolver terapias com as crianças, além de ajudar as mães que estão em busca de apoio.”

Após as apresentações, houve ainda uma palestra com a doutora Sarah Jasper, que é Especialista em Neurologia Pediátrica e tem forte atuação na área. “É um evento que promove a inclusão dessas crianças e esse é o nosso objetivo. Os pais precisam conhecer para que possamos desconstruir alguns preconceitos e barreiras que limitam o desenvolvimento dessas crianças. Esse evento promoveu essa inclusão,” completou a médica que atende também em Tailândia.

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.