Foto: Alison Lazaro / Portal Tailândia

Dezenas de beneficiários procuraram a delegacia de Tailândia, nordeste do Pará, para registrar ocorrência após descobrirem que o benefício do Auxilio Emergencial havia sido sacado por terceiros.

VEJA TAMBÉM
+Moradora de Tailândia é esfaqueada pelo ex-marido em Marabá
+Moradora de Tailândia é esfaqueada pelo ex-marido em Marabá
+Jovem é preso com arma caseira no distrito Palmares, em Tailândia

Os saques indevidos estão ocorrendo desde o início do pagamento do benefício pago pelo Governo Federal para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Só manhã desta quarta-feira (28) quatro pessoas procuraram a Polícia Civil para denunciar o caso. Uma das vítimas relatou ao Portal Tailândia, sob a condição de não ter a identidade revelada, que teve o valor de R$ 375 reais sacados.

A mulher disse ainda que acredita que o valor tenha sido roubado da conta digital ainda na madrugada de hoje, já que o valor estaria disponível na conta a partir desta quarta.

Outra vítima, que também prefere não ter o nome revelado, disse que fizeram um pix da conta dela usando dados falsos.  No total, o prejuízo chega de R$ 4 mil reais.

Diante das constantes denúncias, a polícia orienta as vítimas que registrem boletim de ocorrência na delegacia virtual, que tem a mesma validade, e procurem a agência da Caixa Econômica.

No início do ano centenas de usuários relataram o mesmo problema, só que com relação ao benefício do Programa Bolsa Família.

Atualização – 03/08/2021 (Acréscimo de nota da CAIXA e retificação de informação)

Em nota ao Portal Tailândia, a CAIXA não confirmou a existência de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, mas informou que atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e prevenção a fraudes e golpes'. Veja a nota completa:

O banco esclarece que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.

A CAIXA reforça que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. É importante reforçar que senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

Reforçamos a seguir os principais cuidados que devem ser observados:

✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

✅ A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.

✅ A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).

No site www.caixa.gov.br/seguranca estão acessíveis informações sobre os principais tipos de golpes e fraudes referentes ao sistema financeiro, além de orientações sobre como o cliente deve proceder caso, eventualmente, se sinta vítima de um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *