
A prefeitura de Tailândia concluiu na última terça-feira, 30/07, as audiências públicas realizadas na zona rural e na sede da cidade que tiveram como objetivo a elaboração do Plano Plurianual 2014 a 2017 do município.
O prefeito Ney da Saúde destacou em seu discurso as dificuldades que tem enfrentado nesse início de gestão, falou sobre a escassez de recursos, fruto principalmente da diminuição dos repasses federais, como o do Fundo de Participação dos Municípios. Falou das mazelas encontradas quanto execução e prazo de entrega das obras que estavam em andamento, ressaltou o acerto e negociação de dívidas junto ao INSS, IGEPREV e IASEP, dos cinco anos passados que nesses sete meses irão totalizar mais de 10 milhões de reais.
O prefeito de Tailândia falou ainda sobre outros trabalhos realizados nesses primeiros meses de sua gestão, como a ampliação de escolas no campo e na cidade, a recuperação de vicinais com recursos próprios e parcerias, construção de 09 pontes de madeira, conquista de mais mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, a construção de 3 novos Postos de Saúde da Família, a nova escola de ensino médio no Bairro Fluminense, parceria do governo do estado com o município e de duas Praças da Saúde, uma na cidade e outra na vila Aui-açú.
Saiba mais
Tailândia realiza pela primeira vez o Plano Plurianual com participação popular O evento que aconteceu no ginásio de esportes contou com ainda com a participação da vice-prefeita Júlia Celestrino, secretários, alguns vereadores, representantes de entidades da sociedade civil e uma significativa quantidade de pessoas da comunidade.A primeira audiência pública do Plano Plurianual Participativo da história de Tailândia aconteceu dia 25 de julho na vila Olho D’água, com uma intensa participação daquela comunidade. O Distrito Palmares recebeu a audiência na sexta-feira, 26, de julho.
Na última audiência ocorrida na sede do município no dia 30 de julho, várias propostas foram levadas por alguns moradores, como a construção de PM Box em bairros mais afastados do centro, recuperação de vicinais, perfuração de poços artesianos em vilas, asfalto para a cidade, dentre outras. Outro momento que chamou a atenção foi o relatório das ações realizadas até o momento pela Secretaria de Saúde do município, os projetos que estão em andamento e os que estão para começar.
Finalizada esta etapa, as preposições da comunidade devem ser verificadas pelos técnicos e representantes do poder executivo que irão elaborar um documento com base nessas preposições que deverá ser levado à Câmara Municipal para aprovação até o final deste ano.
Opinião
Com a realização do primeiro Plano Plurianual Participativo de sua história, Tailândia está de parabéns. Por outro lado, ainda que tenha havido um boa presença da população, ainda é muito pouco se comparado com a quantidade de cidadãos que exercem seu direito e seu dever na hora de votar. Audiências como essas deveriam ser marcadas pela força popular, o conjunto das ideias, a expressão daquilo que é a necessidade da maioria.
Eventos como esses são momentos onde a população deveria comparecer em peso e demonstrar seu interesse pelo futuro de sua cidade. Não sou contra festa nem diversão, mas infelizmente a maioria das pessoas parece preferir a diversão de uma noite ao futuro de seus próximos 4 anos, isso me entristece.
O que muitos não sabem, é que nosso dever não termina ao confirmar o voto em uma urna, na verdade, ali ele começa. Começa pois devemos participar opinando e cobrando, visando sempre o coletivo, já que sou parte dele, e é nesse coletivo consciente que reside a força para mudar a história de uma cidade.
Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.
Comentário