ppa2013_tailandia_ney_prefeito
Prefeito Ney da Saúde ao microfone durante audiência do PPA em Tailândia. (Foto: Fernando Jr/Acom-PMT)

A prefeitura de Tailândia concluiu na última terça-feira, 30/07, as audiências públicas realizadas na zona rural e na sede da cidade que tiveram como objetivo a elaboração do Plano Plurianual 2014 a 2017 do município.

O prefeito Ney da Saúde destacou em seu discurso as dificuldades que tem enfrentado nesse início de gestão, falou sobre a escassez de recursos, fruto principalmente da diminuição dos repasses federais, como o do Fundo de Participação dos Municípios. Falou das mazelas encontradas quanto execução e prazo de entrega das obras que estavam em andamento, ressaltou o acerto e negociação de dívidas junto ao INSS, IGEPREV e IASEP, dos cinco anos passados que nesses sete meses irão totalizar mais de 10 milhões de reais.

O prefeito de Tailândia falou ainda sobre outros trabalhos realizados nesses primeiros meses de sua gestão, como a ampliação de escolas no campo e na cidade, a recuperação de vicinais com recursos próprios e parcerias, construção de 09 pontes de madeira, conquista de mais mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, a construção de 3 novos Postos de Saúde da Família, a nova escola de ensino médio no Bairro Fluminense, parceria do governo do estado com o município e de duas Praças da Saúde, uma na cidade e outra na vila Aui-açú.

Saiba mais

Tailândia realiza pela primeira vez o Plano Plurianual com participação popular
 
O evento que aconteceu no ginásio de esportes contou com ainda com a participação da vice-prefeita Júlia Celestrino, secretários, alguns vereadores, representantes de entidades da sociedade civil e uma significativa quantidade de pessoas da comunidade.

A primeira audiência pública do Plano Plurianual Participativo da história de Tailândia aconteceu dia 25 de julho na vila Olho D’água, com uma intensa participação daquela comunidade. O Distrito Palmares recebeu a audiência na sexta-feira, 26, de julho.

Na última audiência ocorrida na sede do município no dia 30 de julho, várias propostas foram levadas por alguns moradores, como a construção de PM Box em bairros mais afastados do centro, recuperação de vicinais, perfuração de poços artesianos em vilas, asfalto para a cidade, dentre outras. Outro momento que chamou a atenção foi o relatório das ações realizadas até o momento pela Secretaria de Saúde do município, os projetos que estão em andamento e os que estão para começar.

Finalizada esta etapa, as preposições da comunidade devem ser verificadas pelos técnicos e representantes do poder executivo que irão elaborar um documento com base nessas preposições que deverá ser levado à Câmara Municipal para aprovação até o final deste ano.

Opinião

Com a realização do primeiro Plano Plurianual Participativo de sua história, Tailândia está de parabéns. Por outro lado, ainda que tenha havido um boa presença da população, ainda é muito pouco se comparado com a quantidade de cidadãos que exercem seu direito e seu dever na hora de votar. Audiências como essas deveriam ser marcadas pela força popular, o conjunto das ideias, a expressão daquilo que é a necessidade da maioria.

Eventos como esses são momentos onde a população deveria comparecer em peso e demonstrar seu interesse pelo futuro de sua cidade. Não sou contra festa nem diversão, mas infelizmente a maioria das pessoas parece preferir a diversão de uma noite ao futuro de seus próximos 4 anos, isso me entristece.

O que muitos não sabem, é que nosso dever não termina ao confirmar o voto em uma urna, na verdade, ali ele começa. Começa pois devemos participar opinando e cobrando, visando sempre o coletivo, já que sou parte dele, e é nesse coletivo consciente que reside a força para mudar a história de uma cidade.

 

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *