Foto: HGT

Até o final deste mês, da campanha do “Outubro Rosa”, em combate ao câncer de mama, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), que é um órgão do Governo do estado, disponibilizará 300 exames de mamografia que serão realizados na própria unidade de saúde, que está agendando o procedimento durante realização de ações de educação nas áreas de atendimento do HGT, bem como, externamente, em parceria com instituições locais, com o intuito de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que atualmente é a segunda em ocorrência entre as mulheres, perdendo apenas para o de colo do útero no Pará.

LEIA MAIS:
Portal Tailândia é o site mais acessado na região do nordeste do Pará

Foto: HGT

As ações realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital de Tailândia, focam em palestras diárias realizadas nas áreas de atendimento do hospital e envolvem, até final de outubro, colaboradores, usuários e acompanhantes, que também recebem material educativo sobre o tema que desperta atenção também em homens, que embora raro, são acometidos da doença e representam 1% de vítimas do câncer no país.

“Por isso, mulheres e homens devem visitar o mastologista, periodicamente, para o diagnóstico precoce que aumenta em 95% as chances de cura do câncer”, comentou o gerente assistencial do hospital, o enfermeiro Dimas Resende de Oliveira Junior, que participou da última ação, no sábado passado (5), a equipe do HGT participou de evento do “Outubro Rosa”, da Câmara Municipal de Tailândia (CMT), com passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade, em parceria com a equipe “Brutas do Asfalto”.

A concentração foi na Praça do Povo, onde a equipe do HGT, em um estande, repassou informações sobre o tema, agendou 30 exames de mamografias para mulheres acima de 40 anos ou com histórico na família de câncer de mama.

A atividade contou com a participação de Dimas Rezende, da líder de Atendimento, Eliene da Silva Viana; da pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ana Elizabett Gomes de Souza; da enfermeira e coordenadora de Enfermagem,Mayara da Silva Soares; enfermeira/Centro Cirúrgico, Stéffanie Lourrayne de Melo Moret; e de Wemerson Gomes De Castro, auxiliar administrativo/Ambulatório.

Para Dimas Rezende essas ações são muito importantes para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Durante o agendamento do exame de mamografias, as usuárias já receberam um comprovante de marcação do exame com a data e hora”.

Dados da doença– De acordo com a Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, o Pará registrou 627 casos de câncer de mama em 2017; 659 em 2018 e 250 em 2019, até o momento. Desse total, 47% ocorreram em mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, seguida de 29% em mulheres de 40 a 49 anos.

Serviço: O HGT é uma unidade hospitalar do Governo do Estado com gerenciamento Secretaria de Estado de Saúde Pública e 100% SUS. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *