A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), está investindo na realização de ações de incentivo à doação de sangue durante este mês, que é celebrado o “Junho Vermelho”, com o intuito de elevar o número de comparecimento do voluntariado nos serviços de coleta de sangue, que sofreram significativa redução em todo Brasil com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Com Agência Transfusional (AT) própria que agiliza o atendimento de transfusão dos seus usuários, a unidade hospitalar foi responsável, em 2019, pela realização de aproximadamente 600 transfusões, cujo abastecimento é garantido pela Fundação Hemopa que coordena a Política Estadual do Sangue no Pará, e precisa do apoio de parcerias para manter a regularidade do banco de sangue para atendimento pleno da demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do estado.

As ações de educação em saúde, realizadas nas áreas de atendimento do HGT, se estenderão até o final deste mês, conta com a realização de palestras diárias, distribuição de material educativo e exibição de vídeos sobre o tema.

De acordo com a biomédica e coordenadora do Laboratório e Agência Transfusional, Julianny Nathashi dos Santos Silveira, de janeiro a maio deste ano, foram efetivadas 177 transfusões em pacientes internados no HGT. “Dessa forma, garantimos mais agilidade no atendimento transfusional aos pacientes, mediante solicitação médica e de acordo com a necessidade do usuário. Nós agradecemos a cada doador pela atitude solidária de salvar vidas, anonimamente”

Ela ressaltou que as ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue são focadas junto aos públicos que transitam pelo HGT. “Orientamos ainda o voluntário procurar os serviços de coleta mais próximos, como o de Abaetetuba ou Tucuruí, por exemplo. Mesmo mediante a pandemia não podemos deixar de doar sangue. Sangue é vida!”.

Durante as ações de incentivo à doação de sangue, o HGT também está oferecendo exame de tipagem sanguínea aos usuários em atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *