Provavelmente a mais antiga manifestação cultural de Tailândia, Festa dos Coroas (foto: Josenaldo Jr/Portal Tailândia)

Baile dos Coroas ou Festa dos Coroas

O Baile dos Coroas, mais popularmente conhecido por Festa dos Coroas, é promovido pela família Braga, que tem o patriarca Raimundo Braga como um dos principais idealizadores do evento, há mais de 35 anos.

Provavelmente a mais antiga manifestação cultural de Tailândia, Festa dos Coroas (foto: Josenaldo Jr/Portal Tailândia)
Provavelmente a mais antiga manifestação cultural de Tailândia, Festa dos Coroas (foto: Josenaldo Jr/Portal Tailândia)

O Baile dos Coroas acontece no início do mês de junho, abrindo os festejos juninos do município. A festa dos coroas tem sua influência e a valorizações dos primeiros colonizadores nordestinos na região. É conhecida como uma grande festa tradicional e popular, que envolve o comércio da cidade e pessoas vindas até de outros estados.

EXPOTAI – Texas Rodeio

A Exposição Agropecuária de Tailândia – EXPOTAI, que acontece no Texas Rodeio, é realizado em setembro de cada ano e se consolidou como um grande evento para o município de Tailândia e regiões vizinhas, pois além de fomentar a economia e cultura local, é um ambiente para novos negócios.

Nesses 12 anos de história, a EXPOTAI, que acontece no parque de exposições Texas Rodeio, já recebeu dezenas de artistas locais e de expressão nacional, produtores rurais e empresas ligadas ao agronegócio e pessoas de diversas regiões do Brasil.

Cavalgada de Tailândia 

A tradicional Cavalgada abre as atividades da EXPOTAI. O roteiro do desfile das comitivas de cavaleiros sai pela parte da manhã do Texas Rodeio e cumpri um trajeto pela PA-150, Praça do Povo, seguindo em direção a Travessa São Félix, Avenida Natal, principais ruas da cidade, até o retorno ao Texas.

A cavalgada, que já marca o calendário de eventos do município, conta com várias comitivas e cerca de 1500 cavaleiros, muitas delas estilizadas com personagens vestidos com indumentárias tradicionais do sul e centro-oeste do país, entre as de grande e de pequeno porte que participam destacamos os municípios de Jacundá, Tomé Açu e vila dos Palmares, de outros município e vilas que sempre estão representadas.

Festividade de São Francisco de Assis – Santo Padroeiro de Tailândia e outras manifestações

Uma das manifestações religiosas mais importantes de Tailândia é a festa em homenagem ao padroeiro, São Francisco de Assis, realizada em setembro na sede do município. Durante as comemorações há a realização de missa e arraial.

Entre as manifestações da cultura popular do local destacam-se a Feira de Arte e Cultura, a Festa de Produtos Locais, as Festas Juninas, promovidas pelas escolas, e a Festa do Cajú.

Jogos Estudantis Tailandenses – JET´s

Os Jogos Estudantis Tailandenses – JET’s tem como representatividade o ápice da prática esportiva estudantil do município, as escolas preparam-se no decorrer do ano para realizar uma boa apresentação no JET’s, só podendo participar do evento os alunos que obtiverem boas medias na escola, incentivando desta forma o aluno a frequentar a escola diminuindo o índice de evasão escolar.

O JET’s, busca valorizar as diversas escolhas do aluno de interpretação e de re-criação da sociedade, situar e compreender as relações entre esporte e sociedade. Possibilitando desta forma sua participação das competições independentemente de sua condição social, aptidões e diferenças físicas, buscando desenvolver e contribuir para: a consciência coletiva; expansão do vocabulário de movimento; a socialização e cooperação em grupos; a valorização da cultura, levando os alunos às reflexões sobre o que é o esporte solidário, para que percebam o quanto é fundamental desenvolver o movimento consciente.

Trilha da Fumaça – Versão Tailândia-PA

Além das comemorações do dia 10 de maio, data de emancipação político-administrativa do município, a programação geralmente começa com uma nova edição da Trilha da Fumaça, rallye de motos e veículos de tração nas quatro rodas, que percorrem trechos de muitas dificuldades, com lamas, riachos, e muita floresta nativa,  que é considerada uma das melhores da região. São mais ou menos 40 km de circuito cheio de tombos e muita adrenalina. Em um lugar perfeito para os trilheiros com muita lama, dificuldades e belas paisagens.

A Trilha da Fumaça é uma das atrações preferidas dos tailandenses
A Trilha da Fumaça é uma das atrações preferidas dos tailandenses

O evento tem se tornado tradição no município, reunindo trilheiros de várias cidades do Pará e até de outros estados. A Trilha da Fumaça chega com força total à sua 8ª edição e como já é de costume, um dia antes da trilha há uma festa promovida pela organização no Parque de Exposição do Texas Rodeio.

Corrida da Liberdade

A Corrida da Liberdade é um evento esportivo educacional, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e parcerias, o projeto teve início no ano de 2011 e foi o primeiro no município, devido o nível de satisfação, o número dos participantes vem aumentando a cada ano, levado a comunidade em geral desenvolver a pratica de hábitos saudáveis e qualidade de vida.

Cerca de 2 mil atletas são inscritos por cada edição, em modalidades escolares e semi-profissioanis, sendo competidores da região, outros município e Estados, e tende a aumentar. De fato, a Corrida da Liberdade já faz parte do calendário cultural e esportivo de Tailândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *