Neste último fim de semana a Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA) encaminhou ao município de Tailândia, a 230 quilômetros de Belém, solicitação de 6 leitos para tratar pacientes com Covid-19. Os pacientes seriam encaminhados de Belém ao município, devido ao colapso do sistema de saúde da capital.

LEIA AINDA

A solicitação foi encaminhada ao Hospital Geral de Tailândia (HGT), que conta com 9 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), dos quais 7 estão ocupados. Após ouvir a gestão municipal e diante das taxas de internações locais, o pedido não foi atendido.

A informação foi divulgada na noite de ontem (22), pelo prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper – Macarrão (MDB) – e confirmada pelo diretor geral do HGT, Joaquim Junior, durante uma reunião com comerciantes do município. O objetivo é mostrar a gravidade do momento à todos.

Belém é referência para atendimento à pacientes com covid e outras patologias, tanto de Tailândia como de outros municípios do interior do Pará. O pedido foi visto com gravidade, já que mostra a falta de leitos na capital.

Além dos leitos no HGT, o município abriu outros 20 leitos para internações no Posto de Atendimento para Covid, no bairro Novo. No local também é realizada a testagem rápida, com dois tipos de testes, o rápido comum e o swab.

Além de testagem, Tailândia oferece medicamento, realização de tomografias e Ação Itinerante da Carreta da Saúde, aos fins de semana.

No boletim epidemiológico, divulgado ontem pela SEMSA, mostra a taxa de internações preocupante. São 27 pacientes internados, com 17 no HGT, dos quais 7 estão intubados.

Comentário
  1. Tailândia não tá dando com com os pacientes com covid da região, ainda querem trazer de fora…para mostra a gravidade vai piorar ainda mais a situação do HGT. Precisamos de teste urgente para distrito palmares município de Tailândia o povo aqui tão sendo esquecido….aqui os idosos não tão recebendo vacinas teste também não. 🥺🥺🥺🥺🥺

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *