programa-escola-da-vida-bombeiros-tailandia

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará implantou na última  quinta-feira, 13, o 21º polo do Programa Escola da Vida, que funcionará no quartel dos Bombeiros de Tailândia. O PEV reúne 162 alunos do município, distribuídos em quatro turmas, que receberão instruções de prevenção de combate à incêndio, acidentes domésticos, noções de primeiros socorros e palestras voltadas à conscientização para o não uso de drogas e à educação inclusiva.

Segundo o coordenador dos Projetos Sociais do Corpo de Bombeiros, major Elias Rocha, somando-se todos os polos mantidos pela corporação, o Programa Escola da Vida atende agora 2.640 crianças e adolescentes na faixa de 10 a 15 anos. Durante a cerimônia de implantação do polo Tailândia, o major fez um breve histórico do PEV. “O Programa foi criado em 1993, no quartel do 1º Grupamento de Incêndio do bairro da Cremação, em Belém, atendendo apenas vinte crianças. Ao longo desses 22 anos de existência o número de jovens atendidos no PEV só vem aumentando, e isso de deve aos bons exemplos de vida aqui gerados. Vários de nossos ex-alunos hoje estão formados e seguindo suas carreiras profissionais como advogados, engenheiros, arquitetos ou até mesmo bombeiros”

portal-programa-escola-da-vida-bombeiros-tailandia

O Programa Escola da Vida desenvolve atividades socioeducativas com crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as atividades do PEV visam trabalhar a disciplina, a convivência em grupo e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O Comandante do Quartel de Tailândia, Major Cristian, será o Coordenador do PEV local, e contará com a colaboração do Capitão Souto como subcoordenador do Programa, além da pastora Clemília Nunes, da igreja quadrangular, que juntamente com o apoio de militares e voluntários da corporação, será responsável pela integração das famílias desses alunos ao programa.

“Fico honrado em fazer parte da implantação do Programa Escola da Vida em Tailândia. Isso tem um grande significado para a comunidade como um todo, pois ajuda afastar da criminalidade crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Agradeço a todos os pais por depositarem sua confiança em permitirem que a corporação possa repassar aos seus filhos ensinamentos e disciplina”, comentou.

A cerimônia de implantação do PEV foi realizada no Lions Clube, localizado no quilômetro 125 da PA-150, e reuniu alunos e responsáveis. David Manoel, de nove anos, é um dos integrantes da nova turma e falou sobre suas expectativas. “Estou ansioso em participar das atividades porque quero aprender tudo sobre salvamento para ajudar as pessoas”, comentou.

O coronel Nahum Fernandes, comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, participou do evento e ressaltou a importância do programa para a formação individual de crianças e jovens. “O PEV tem um compromisso social com as famílias desses meninos e meninas, pois é através dos ensinamentos que são repassados aqui que eles aprendem o significado de conceitos como família, solidariedade, respeito, trabalho em grupo, além de desenvolverem valores humanitários. Tudo isso os ajuda a focar em um futuro melhor, longe do mundo das drogas e da violência.”

O PEV de Tailândia contará com o apoio da prefeitura local, da Igreja do Evangelho Quadrangular, Texas Rodeio, Lions Clube – que cederá espaço para o funcionamento das atividades -, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e empresários locais.

O prefeito de Tailândia, Rosinei Pinto de Souza, esteve presente na cerimônia de implantação e ofereceu total apoio da gestão municipal. “É dever do Poder Público abraçar causas que promovam a inclusão social, como esse do Corpo de Bombeiros, que será extremamente valoroso para as crianças e adolescentes de Tailândia”, frisou.

Também estiveram presentes no evento o comandante da 6ª CIPM/Tailândia, Marcos Cleyton; o presidente da Câmara Municipal, José de Sousa; o diretor do Demutran, Heriley Nunes; o presidente do Lions Clube, Douglas Soares, e a pastora da Igreja Quadrangular, Clemilia Nunes. A animação ficou por conta da Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

 

Via ASCOM Corpo de Bombeiros

Comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *