Cavalgada da Expotai 2021 em Tailândia (foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)

A cavalgada como a conhecemos, surgiu com a tradição antiga entre dos tropeiros, que precisavam conduzir gado e levar mercadorias por longas distâncias de um lugar à outro. Essas comitivas que montavam cavalos ou burros, viajavam por dias e até semanas.

Em Tailândia, a prática da cavalgada surgiu como confraternização entre um grupo de amigos, antes mesmo da existência da festa agropecuária do município. Após alguns anos, houve a integração da cavalgada à Exposição Agropecuária de Tailândia (Expotai).

Vestidos com trajes de tropeiros sobre cavalos e burros bem apetrechados, outros em carroças, os participantes são divididos em comitivas. As comitivas se apresentam aos populares que se amontoam pelas ruas para observar a cativante marcha dos animais.

Nos últimos anos, tem-se percebido também a presença de tratores e até quadriciclos entre uma comitiva e outra.

Comitivas automotivas

Já há algum tempo, a organização da Expotai liberou a participação das chamadas comitivas automotivas. Trata-se de grupos que se reúnem uniformizados, e assim como acontece no carnaval de rua, são puxados por som automotivo. As maiores comitivas automotivas são compostas também por caminhões que levam uma parte dos participantes, os demais fazem todo o trajeto a pé.

Polêmica sobre comitiva automotiva

Apesar de ser visto por algumas pessoas como algo inclusivo, a participação das comitivas automotivas no evento, acaba por tirar a originalidade e significado cultural da cavalgada, questionam outros populares.

Impulso econômico e apoio do município

A gestão do município, liderada pelo prefeito Paulo Jasper (Macarrão), apoia todos os anos a realização do evento. Na visão do prefeito, a Expotai tem grande importância para a economia do município, intensificando o movimento no comércio e gerando novos negócios na agricultura e pecuária.

A programação musical da 18ª edição da Expotai, acontece de 7 a 10 de outubro. Confira aqui quais são os shows desse ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.