Está para acontecer o julgamento do caso que teve repercussão nacional e colocou mais uma vez Tailândia na mídia nacional.
Fórum de Tailândia-Pa
São quase dois anos de espera por um julgamento que está prestes a acontecer. Em março de 2011, após sofrer pressão dentro da Câmara Municipal de Tailândia para deixar o cargo de presidente, a então mandatária da casa Maria Julia Celestrino preferiu falar. Várias irregularidades foram denunciadas, entre elas, a compra de combustível, alimentação, notas superfaturadas e desvio de dinheiro público.
Outra irregularidade era a contratação de assessores parlamentares. Com salário de 2 mil reais, muitos laranjas eram contratados para ter nomes na folha de pagamento, mas o dinheiro ficava com parentes dos políticos ou com o próprio vereador.
O caso ganhou repercussão nacional e uma crise se instalou no poder legislativo do município num jogo de poder e disputa pelo dinheiro público.
Os nove vereadores: José Dário Oliveira Souza, Rochael de Jesus Sobrinho, Adalto Felipe Rodrigues, João Antônio Furtado, Antônio Lucival Peixoto de Oliveira, Antônio Vicente da Silva, Maria Julia Celestrino, Francisco Claudino Mendes e Francisco Raulino Zimmermann, foram denunciados e o Ministério Público na época, entrou com uma ação civil pública de improbidade administrativa.
A ação tem 13 volumes e o principal operador do esquema, apontando pelo MP e pelos colegas é Francisco Raulino Zimermann (Chico Zima), presidente da Câmara de vereadores por dois mandatos. Mesmo assim, os nove vereadores são réus na ação, além de empresários, que de acordo com a promotoria também se beneficiavam do esquema.
Portal Tailândia – o maior portal de notícias da região.
Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.
Com informações: BMTV Canal 11 – afiliada rede Record