Seis adolescentes foram presos pela Polícia Civil do Pará acusados de exploração sexual infantil durante uma operação contra esse tipo de crime. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido nesta terça-feira (18) pela equipe da Divisão de Atendimento ao Adolescentes (Data), em Belém.

Maio é o mês alusivo ao enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O crime de violência sexual contra crianças e adolescentes pode ser denunciado em qualquer delegacia de Polícia Civil, ou pelo Dique Denúncia, por meio do número 181. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.

De acordo com a delegada Cynthia Viana, titular da diretoria, esse tipo de ação ocorre durante todo o ano, quando necessário. “Nós atuamos fortemente na campanha de prevenção, por isso, estamos presentes em instituições de ensino, em hospitais e nas ilhas da nossa região. Ao menos duas vezes ao mês, nossos agentes visitam comunidades ribeirinhas, a fim de orientar a população quanto ao crime, os sinais de violência e de comportamento das crianças que são vítimas”, disse a diretora.

A titular reforçou que essa iniciativa nas ilhas é feita em parceria com órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Pará. Durante as diligências, além da ação educativa, são verificadas denúncias, cumprido mandados de prisão e são distribuídas cestas de alimentos e brinquedos para famílias e crianças atendidas pela Delegacia Especializada.

Por G1/PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *