A suposta celebração do 30º aniversário da Amazon é a isca de um novo golpe que está sendo compartilhado no WhatsApp nesta semana. Os usuários recebem um link no WhatsApp que promete um Huawei Mate 40 Pro 5G em comemoração ao aniversário de 30 anos da Amazon, se o usuário clicar no link e responder algumas perguntas.

Mas na verdade o link é encaminha o usuário a uma página completamente falsa, prometendo algo incrível e depois o redireciona a um site cheio de malwares e corre o risco de contaminar seu aparelho. O link é utilizado para clonar o WhatsApp e roubar dados do usuário. Apesar do modos operandi não ser novo, muitas pessoas acabam caindo no golpe.

A mensagem que aparece no link é a seguinte:

“Amazon. Parabéns! Hoje, 21 Março, 2021, você foi escolhido para participar de nossa pesquisa. Você levará apenas um minuto e receberá um prêmio fantástico: um Huawei Mate 40 Pro 5G Full Netcom 8GB + 256GB (preto brilhante)!

Cada domingo nós escolhemos aleatoriamente 100 usuários para dar a eles a chance de ganhar prêmios incríveis. O prêmio de hoje é um Huawei Mate 40 Pro 5G Full Netcom 8GB + 256GB (preto brilhante)! Haverá 100 vencedores sortudos.

Esta pesquisa visa melhorar a qualidade do serviço prestado aos nossos usuários e sua participação será recompensada 100%. Você só tem 4 minutos e 07 segundos, para responder a esta pesquisa ! Apresse-se, o número de prêmios disponíveis é limitado!”

A mensagem apresenta vários erros que dá indicações de golpe, como por exemplo, a empresa Amazon tem na verdade 27 anos, e não 30. Além de erros que parecem ser de tradução, o que indica que o golpe é aplicado em outros países, algumas informações não fazem sentido, como o tempo que inicialmente era de um minuto e depois vira 4 minutos e 7 segundos.

Em nota, a Amazon disse que não envia esse tipo de mensagem para usuários, confirmando que o caso do WhatsApp se trata de um golpe. A empresa ainda relata para os usuários denunciarem esse tipo de coisa no site da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *