O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 de agosto. Atualmente, o Pará é o estado com o maior número de casos. Em 2020, o estado já registrou mais de 3 mil casos.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, 5.642 casos de sarampo foram registrados em 21 estados. O Pará é o líder do ranking, com 3.237 casos, o que equivale a 57,4% do número nacional. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro, com 1.192 casos e São Paulo com 688 casos.

Segundo o Ministério, apenas 4,2% do público-alvo foi vacinado entre 16 de março e 15 de julho. O Ministério reforça que o surto de sarampo é contínuo nas cinco regiões do país, com 11 estados com circulação ativa do vírus. Em 2020, o Brasil registra cinco óbitos pela doença, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo.

Nesta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, mais de 90 milhões de pessoas podem ser vacinadas. Caso a pessoa não tenha tomado nenhuma dose da vacina ou não lembre, deve receber apenas uma dose da vacina. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

Para viabilizar a estratégia da vacinação, mais de 4 milhões de doses extra da vacina foram enviadas para as prefeituras e estados.

Por: Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *