Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

O governador Helder Barbalho participou do lançamento e anunciou que o programa Forma Pará do governo, que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior principalmente entre os jovens, promovendo o aumento de cursos ofertados por instituições públicas, tem investimento de quase R$ 30 milhões em recursos próprios. 

O Forma Pará se expande para mais 33 cidades, com a inclusão de comunidades indígenas do município de Parauapebas, na região Sudeste, que também terão acesso ao ensino superior público. O vestibular para os selecionados da jornada de 2020 ocorre no próximo domingo (4). O programa oferta quase 2 mil novas vagas, o dobro do ofertado nas duas chamadas anteriores, em 2019 e em 2020.

A instituição de ensino superior responsável pela ação é a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Participara do evento o governador do Estado, Helder Barbalho, ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica,  Carlos Maneschy

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Vagas

Em 2019, no começo do programa, foram ofertadas  1 mil vagas em 20 turmas em 15 municípios paraenses. Já na segunda etapa, cuja prova ocorre no dia 4 de julho de 2021, a oferta se ampliou a 21 municípios ou distritos paraenses, com 1095 novas vagas em 23 turmas. 

Com a Chamada 2021, o Forma Pará chega a um total de mais de quase 4 mil vagas ofertadas, em três anos, de cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Ao todo, são mais de 50 municípios alcançados em 10 das 12 regiões de integração do Estado.

Informações de Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *