O Governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira (1º) que acionará a Justiça Federal para barrar a cobrança de taxa extra na conta de energia elétrica autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Agência autorizou a cobrança extra de R$ 6,24 a mais a cada 100 kWh consumidos a partir desta terça, após reunião emergencial na noite de segunda-feira (30).

De acordo com Helder Barbalho, o Pará é um dos estados que possui uma das tarifas de energia mais caras do Brasil, mesmo sendo produtor e exportador de energia elétrica. Ainda segundo o governador, faltou sensibilidade e compreensão do momento de dificuldade que a população paraense está vivendo por causa da pandemia.

“Aqui no Pará, nós não podemos admitir isso. Primeiro, as pessoas ainda sofrem as consequências econômicas e em saúde da pandemia. É fundamental que se tenha sensibilidade e compreensão do momento de dificuldade que tanta gente ainda está passando. Gente que perdeu o emprego, que perdeu renda, perdeu oportunidades de sustento”, afirmou.

“É inadmissível a postura da Agência Nacional de Energia Elétrica e nós não aceitaremos esta decisão. E para proteger os interesses dos paraenses, a Procuradoria-Geral do Estado está orientada a imediatamente fazer com que esta ação possa ser apreciada pela Justiça Federal do Brasil”, completou.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *