Professores da rede municipal de Goianésia, sudeste do estado, ocupam, nesta sexta (4), a sede da Prefeitura do município. Os professores estão em greve desde terça-feira (1º). Segundo os servidores, os repasses de verba para o transporte escolar no município ainda não foram feitos e a Prefeitura anunciou um corte de 40% no salário dos professores.

Segundo os professores, entre as alterações está o estabelecimento da jornada mínima de 150h e a máxima de 200h. Anteriormente não havia esta possibilidade de oscilação. Também foram estabelecidos percentuais rebaixados para as gratificações de especialização, mestrado e doutorado. Outra baixa nos salários será para os profissionais de apoio e administrativo, que não terão mais o reajuste baseado no Piso Nacional do Magistério.

Os alunos da rede municipal, que deveriam ter voltado às aulas no dia 1º, estão sem aula. A Prefeitura de Goianésia informou que o repasse de verbas para o transporte foi realizado e negou que esteja previsto o corte nos salários. Segundo a Prefeitura, a redução propostas seria apenas nas gratificações. Uma reunião entre manifestantes e a Prefeitura está marcada para a próxima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *