A partir do dia 1º de janeiro de 2015 todos os extintores de incêndio para carros deverão ser do tipo ABC
A partir do dia 1º de janeiro de 2015 todos os extintores de incêndio para carros deverão ser do tipo ABC
A partir do dia 1º de janeiro de 2015 todos os extintores de incêndio para carros deverão ser do tipo ABC

Motoristas de Belém sentem dificuldade em trocar o extintor de carro para se adequarem a lei que passa a valer em 2015, quando os veículos deverão usar o modelo ABC. No Pará, os tipos de extintores  de veículos mais comuns dos quatro existentes no Brasil estão em falta, prejudicando motoristas que precisam trocar o equipamento.“Estou procurando desde sábado passado para ser mais exata e até agora nada”, lamenta a professora Brasília Bernard.

A partir do dia 1º de janeiro de 2015 todos os extintores de incêndio para carros deverão ser do tipo ABC e não mais do BC. O motorista flagrado dirigindo com o extintor BC vencido ou fora das especificações, poderá ter o carro retido ou guinchado, com multa no valor de R$ 127 e cinco pontos registrados na carteira.

Empréstimo de extintor
Uma empresa de extintores resolveu inovar e criar uma alternativa para os motoristas. “É um empréstimo, ele leva um nosso do outro modelo no qual ele vai poder rodar com o carro e não ser penalizado pela falta do extintor e quando for em fevereiro, que as fábricas vão reabastecer Belém, ele vem aqui destroca”, afirma o empresário Ruy Flores.

Os carros a partir do ano de 2009 já vieram com o extintor exigido pela lei. Mesmo nesse caso, vale ressaltar que é necessário verificar a validade do equipamento.Segundo o frentista Jorlander Conceição, a procura pelos extintores nos postos está sendo grande. “Muita gente procura, principalmente no final de semana”, comenta.

Novos extintores
Os novos equipamentos são descartáveis, não podendo ser trocados ou recarregados, e terão uma validade de cinco anos. De acordo o técnico de qualidade Ryan Flores, os do tipo BC só apagam fogo em combustíveis líquidos e material elétrico. “Da feita que o fogo passava para o estofamento do carro, plástico e pneu o extintor não conseguia apagar. O novo apaga todo tipo de incêndio”, afirma o técnico.

 

G1 PA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *