Duzentos casos de compra de votos foram registrados nas eleições 2012.
Projeto do TRE recebeu mais de mil denúncias de eleitores paraenses.

A compra de votos é a principal reclamação do eleitor que procura o Disque-Denúncia Eleitoral. Segundo registros do Tribunal Regional Eleitoral, de mil ligações recebidas pelo canal em todo estado, mais de 200 eram referentes a compra de voto.

“O candidato que compra voto não tem responsabilidade com a sociedade. Ele só tem preocupação com o crescimento pessoal dele, e a sociedade precisa ser alertada para isso”, diz Zolema Furtado, voluntária do Disque-Denúncia Eleitoral.

Henriqueta Cavalcante, coordenadora do projeto, explica que não basta apenas denunciar. O eleitor precisa também recolher provas do crime. “O mais importante é que o eleitor não apenas denuncie, mas se preocupe em nos enviar um filme, um vídeo, uma fotografia ou documentos que comprovem o crime”, explica a coordenadora do Disque-Denúncia Eleitoral.

As denúncias com provas são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que dá início as investigações. O Disque-Denúncia começou a funcionar no dia 2 agosto de 2012, e já recebeu mais de mil ligações. Com a ajuda do eleitor, 203 casos de corrupção estão sendo apurados pelos promotores no Pará.

O número do Disque-Denúncia Eleitoral é 0800-0960002. A ligação é gratuita para todo estado.

 

 Portal Tailândia | Eleições 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.