A origem
Outubro foi escolhido o mês da sensibilização sobre o câncer de mama em 1985, nos Estados Unidos. Foi uma ação conjunta da Associação Americana do Câncer com uma fabricante de remédios contra a doença.

A ideia é reforçar a importância da prevenção do câncer de mama por meio de exames e hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce.
Com o engajamento de cada vez mais organizações em diversas cidades do mundo, foi criado o laço cor de rosa como um símbolo da luta contra a doença. A iniciativa partiu da associação sem fins lucrativos Susan G. Komen For The Cure, dos EUA, em 1990.
Outubro Rosa no Brasil
As ações de conscientização chegaram aqui na década passada com a iluminação do obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo, em 2002.
De lá pra cá, várias construções já foram usadas para homenagear a data e a cada ano surgem mais iniciativas no país todo, como exames de mamografia gratuitos e campanhas para arrecadar cabelo para a fabricação de perucas, por exemplo.
Sobre a Doença
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Mas a boa notícia é que a doença não está nem perto de ser a mais letal, estatisticamente falando. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é responsável por apenas 6,6% das mortes por câncer no Brasil – e mais de 85% das vítimas sobrevivem mais de cinco anos após o surgimento do tumor.
Assim como em todas as doenças, o diagnóstico realizado no início da doença é fundamental para a cura.
Via: POP