cadastro-ambiental-rural_CAR~1
O evento acontecerá nesta terça-feira (02/04) no Sindimata

Tailândia há algum tempo atrás figurava entre os municípios que mais desmatava na Amazônia. Após a operação Arco de Fogo que teve início no município no dia 26 de fevereiro de 2008 esse quadro vem mudando gradativamente. Tailândia, foi uma das cidades onde ocorreu considerável redução do desmatamento.

Várias medidas foram tomadas após a operação que marcou a história da cidade. Dentre elas, a assinatura de Compromissos pela redução do desmatamento e das queimadas, pela valorização da floresta e da economia local e pelo fortalecimento da cidadania, no mutirão “Arco Verde – Terra Legal”.

Nesse sentido a SECTMA realizará nesta terça-feira (02 de abril) um evento que vai contar com a presença de várias entidades, entre elas, o Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, Emater, Sindicato das Indústrias Madeireiras de Tailândia (Sindimata) e Sindicato dos Produtores Rurais.

O objetivo do evento é apresentar, incentivar e mobilizar os produtores rurais sobre a importância do CAR.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Tailândia Leonardo Biancardi, o município já conta com 70% dos imóveis rurais inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A exemplo de Paragominas (ver AQUI), Tailândia que faz parte do Programa Municípios Verdes, poderá se tornar muito em breve de fato, um “Município Verde“.

Entenda o Cadastro Ambiental Rural – CAR

O projeto desenvolvido pela Imazon no estado do Pará baseia-se no incentivo à adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) por parte dos produtores rurais, tornando possível a regularização ambiental das propriedades e o acesso ao crédito.

Além disso, o CAR permitirá aos órgãos ambientais municipais e ao estadual conhecer, com mais exatidão, as áreas rurais de seus territórios.  A adesão ao CAR implica o compromisso dos proprietários rurais – através da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – de recuperar áreas degradadas, o que também auxiliará a exclusão desses 11 municípios, aos quais estas áreas rurais pertencem, da relação dos municípios que mais desmatam na Amazônia.

O projeto prevê o monitoramento do desmatamento nesses municípios por meio de imagens de satélite. O Imazon utilizará o seu sistema de monitoramento mensal de desmatamento, baseado no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), com o objetivo de orientar as ações de apoio à fiscalização e redução de desmatamento.

Por meio da análise de imagens de satélite, serão identificados os graus de degradação da área para definição das linhas de ação mais indicadas. Baseado nestas informações, será produzido o plano de recuperação da Bacia que será útil para: (i) orientar a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta dos imóveis dessa região para fins de regularização ambiental do CAR; (ii) auxiliar a implantação do programa de plantio de mudas da prefeitura e (iii) subsidiar a análise do potencial de negócios com sequestro de carbono via recuperação florestal nessa região.

DETALHES DO EVENTO

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Organização: Secretaria Municipal de Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA)

Local: Sindicato das Indústrias Madeireiras de Tailândia (Sindimata)

Hora: 15hs

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *