A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita online pelo Portal do Governo ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e IOS.

O trabalhador tem até 120 dias para requerer o seguro-desemprego e os pedidos podem ser feitos de forma 100% digital. Não há espera para concessão de benefício.

No Pará, caso o trabalhador encontre algum problema ou dificuldade pode acionar a Superintendência Regional do Trabalho por meio de formulário online, pelo e-mail ou pelos telefones: (91) 3241-4803 / 3222-7023/ 98463-1232 / 99832-2254.

Assista o passo a passo para solicitar o seguro desemprego online

Uma dica importante é que o trabalhador tenha em mãos os documentos pessoais, principalmente a carteira de trabalho, para poder preencher os dados de forma correta. É possível que as informações apareçam automaticamente e nesse caso é preciso que você confira tudo.

Caso não acerte as questões que o sistema fará, o beneficiário só poderá fazer uma nova solicitação após 24 horas e por isso é tão importante ter os documentos em mãos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, todo o processo passa por uma análise criteriosa para evitar fraudes. “Com mecanismos de inteligência avaliando se o requerimento pode ser concedido ou se é preciso ir ao posto para complementar alguma informação”, em nota.

Com a pandemia, milhares de brasileiros acabaram perdendo o emprego. Devido a publicação do Decreto n° 10.329, de 28 de abril de 2020, que definiu como essenciais as atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados, diversas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de administração estadual e municipal, reabriram e as solicitações do seguro-desemprego estão em patamar de regularidade. 

Por Roma News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *