21 de setembro Dia da Árvore. Perspectivas dessa data e algumas iniciativas em Tailândia.

dia-arvore-tailandia-reflorestamento

Árvore reflorestada em Tailândia (Foto: Fernado Jr. / Ascom-PMT)

Hoje, 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, data criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Afinal, as árvores são as responsáveis por atuar no combate à poluição, contribuindo para melhorar a qualidade do ar respirado, reduzir o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas, reduzindo a ocorrência de enchentes.

Doodle Google 2013

Em homenagem ao Dia da Árvore este ano o Google criou um doodle

google-doodle-dia-arvore

Tamanha é a importância do verde em nossa vida que esse foi o tema estudado pelo último Relatório Global de Espaços Verdes, elaborado pelo Grupo Husqvarna. A proposta foi avaliar a interação das pessoas com espaços verdes, como parques, jardins e florestas, e o que estamos fazendo para preservar esse bem tão valioso.

Nesta pesquisa, cerca de 4.500 pessoas de diferentes países foram entrevistadas e 82% delas disseram que áreas verdes ajudam a combater o estresse e a ansiedade. Outro dado que chama a atenção é que muitas pessoas estariam dispostas a investir tempo, conhecimento e dinheiro na conservação dos espaços verdes públicos. Entre os entrevistados, 55% disseram que estão dispostos a oferecer seu tempo, 32% seus conhecimentos e 22% dariam dinheiro para deixar os ambientes mais verdes.

Nesta questão, o maior desejo de ajudar vem dos pais, que enxergam que os filhos tem menos contato com a natureza do que eles quando jovens, e por isso gostariam de reverter esse cenário.

Mas não é só a sociedade civil que está preocupada com a questão. Uma atividade que ganha força em nosso país é a silvicultura, responsável por cultivar novas florestas em áreas degradadas, para se rem utilizadas pela indústria de celulose, madeiras, carvão, entre outros fins comerciais.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf) indica que, no ano de 2012, a atividade foi responsável pela geração de 4,4 milhões de empregos, além disso, o valor bruto da produção alcançou os R$ 56,3 bilhões, número 4,6% superior ao registrado em 2011.

O estudo apontou ainda que o plantio de eucalipto e pinus atingiu os 6,66 milhões de hectares, o que representa um aumento de 2,2% em relação ao levantamento feito no ano anterior. A atividade é altamente lucrativa, para se ter uma ideia, uma produção de eucalipto oferece até 10 vezes mais renda na mesma área da pecuária e sem precisar diminuir o rebanho.

Nos últimos anos, a conservação das árvores e florestas tornou-se uma questão essencial para a garantia de uma vida com mais qualidade. Cada segmento da sociedade contribui da melhor forma possível, seja plantando uma árvore em seu jardim, em um parque público ou investindo fortemente no segmento de florestas plantadas, todos em prol de um único objetivo: um planeta mais verde, limpo e saudável.

Tailândia/PA

Aqui em Tailândia algumas iniciativas criadas por empresários e entidades visam reparar parte do dano causado ao meio ambiente durante anos e torna-se ainda em um bom exemplo para as futuras gerações e outros municípios. Como exemplo dessas iniciativas podemos citar o trabalho da Associação Reflorestadora de Tailândia (ART) e os projetos de reflorestamento do empresário e ex-prefeito de Tailândia Gilberto Sufredini (Gilbeinho).

reflorestamento-parica-tailandia~1

reflorestamento-parica-tailandia-pa~1

reflorestamento-parica-tailandia-pa1~1

Área de reflorestamento do empresário Gilberto Sufredini em Tailândia.

 

Por isso, neste Dia da Árvore, que tal pensar em alternativas para preservar o nosso maior patrimônio natural?

Serviço

Associação Reflorestadora de Tailândia (ART)

Localização

PA-150 S/N, KM 100, ZONA RURAL, TAILÂNDIA – 68695-000, Pará, Brasil

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.