As brasileiras Maurren Maggi (d), já confirmada para o GP 2012, e Keila Costa (e), ano passado dividiram o pódio do salto em distância com a norte-americana Brianna Glenn

Belém já começa a viver a emoção de mais um grande evento esportivo. No próximo dia 06 de maio, o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) receberá mais uma edição do Grande Prêmio Internacional Caixa Governo do Pará de Atletismo, que já registrou recorde de público na capital paraense. O lançamento oficial da competição aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), no Hotel Crowne Plaza, durante um evento que reuniu autoridades e jornalistas, com as presenças dos secretários de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, e de Comunicação, Ney Messias Jr., do superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo, Martinho Nobre, e do representante regional da Caixa Econômica Federal, José Hugo Barral.

Já tradicional no calendário esportivo paraense – o GP de Atletismo será realizado pela 11ª vez em Belém -, este ano as disputas de atletismo deverão reunir cerca de 180 atletas, de 25 países de todos os continentes.

Segundo Martinho Nobre, o Grand Prix, a cada ano ganha mais importância no cenário esportivo internacional. “É a prova de que, além de parceria, a capital do Pará é apaixonada pelo atletismo. E este Grande Prêmio é o início da preparação para as Olimpíadas de Londres”, destacou.

O secretário de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, que representou o governador Simão Jatene no evento, ressaltou a importância do GP de Atletismo para o Estado. “Para nós, o GP é um evento que já se fixou na agenda do povo do Pará”, declarou, destacando também o incentivo e o planejamento do governo do Estado para receber a competição. “Nossa ideia é fazer com que, a cada ano, o evento seja maior e melhor”, afirmou.

Além dos profissionais da imprensa, o evento também contou com a presença do atleta Mauro Vinícius da Silva, o “Duda”, atual campeão mundial indoor (pista coberta) no salto em distância, título conquistado em Istambul, na Turquia, no início de março. Duda é uma das apostas do Brasil para a conquista de medalhas no GP.

Milha de Rua – Antes do Grand Prix, os paraenses vão acompanhar o desempenho dos atletas da Milha de Rua, que acontecerá no dia 4 de maio, com largada na Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral de Belém, e chegada em frente à Estação das Docas (próximo à entrada de veículos).

A Milha de Rua terá várias largadas. Às 20h sairão os atletas da Milha da Caixa; às 20h30, da Milha Feminina do Pará; às 20h45, da Milha Juvenil Masculina – Pará; às 21h, da Milha Paraense Masculina, e às 21h15, da Milha Sul-Americana Governo do Pará.

O esquema de segurança para o GP já está com o plano tático e estratégico definido, para garantir que o público possa chegar e sair do Mangueirão com toda a tranquilidade. O GP já registrou a presença de 45 mil pessoas no Mangueirão, em 2005, e desde lá se consolidou como um dos grandes eventos esportivos internacionais realizados no Pará. E o entusiasmo da torcida emociona os atletas, como já aconteceu com a campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi, que faz questão de exibir a Bandeira do Pará após participar das provas.

A Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) já confirmou as presenças de Maurren Maggi; Mauro Vinícius da Silva; Oludamola Osayumi, top 10 mundial nos 100 metros; Fábio Gomes da Silva, recordista sul-americano do salto com vara; Sandro Viana, bicampeão pan-americano do 4×100 m; Nilson André, campeão pan-americano do 4×100 m; Silas Kitum, número 17 do mundo nos 3.000 m com obstáculos, e Ana Cláudia Lemos, campeã pan-americana dos 200 m.

Programação do Grande Prêmio Internacional Caixa Governo do Pará de Atletismo:

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

08h30 – Cerimônia de abertura

09h – Salto em distância masculino

09h05 – Salto com vara masculino

09h10 – Lançamento do disco feminino

09h20 – 400 m com barreiras feminino

09h30 – Salto em altura feminino

09h40 – 100 m feminino

10h – 100 m masculino

10h05 – Lançamento do dardo masculino

10h10 – Salto em distância feminino

10h20 – 3.000 m com obstáculos masculino

10h40 – 800 m feminino

11h – Salto triplo feminino

11h02 – 1.500 m masculino

11h20 – 200 m feminino

11h35 – 200 m masculino

 

Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *