Inep divulga alerta sobre e-mail falso circulando sobre o Enem 2015 (Foto: Reprodução/Twitter)
Inep divulga alerta sobre e-mail falso circulando sobre o Enem 2015 (Foto: Reprodução/Twitter)
Inep divulga alerta sobre e-mail falso circulando sobre o Enem 2015 (Foto: Reprodução/Twitter)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um alerta nesta quinta-feira (10) sobre um e-mail falso sendo enviado em nome do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A mensagem foi publicada mais de uma vez no Twitter oficial do Inep nesta quinta-feira. “O Inep informa que não publicou nenhuma errata sobre erros ou falhas na inscrição do Enem 2015”, diz um dos posts. No segundo, o Inep diz que “não solicitou recadastramento de participantes do Enem 2015”.

Espelho
O Enem 2015 aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro. No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão tem abrangência nacional.

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)
– PROVA AMARELA (sábado)
– PROVA ROSA (sábado)
– PROVA AZUL (sábado)
– PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)
PROVA AMARELA (domingo)
– PROVA ROSA (domingo)
– PROVA AZUL (domingo)
– PROVA CINZA (domingo)

Os candidatos terão acesso às notas individuais do exame na primeira semana de janeiro. Neste período devem ser lançadas as vagas do Sisu, segundo o MEC.

As provas do Enem foram realizadas em todo o país no sábado (24) e no domingo (25). Elas tiveram correção extraoficial (confira a correção e gabarito extraoficial das provas aqui).

Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi “a mais difícil da história do exame”. O G1 ouviu professores que analisaram a complexidade do Enem e concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos.

CORREÇÃO DO ENEM 2015
Com comentários dos professores do Cursinho da Poli, o G1 divulgou o gabarito extraoficial das questões das quatro cores de provas dos dois dias do exame. Para cada questão os professores elaboraram comentários e justificativas para embasar a escolha da alternativa.

(Foto: Arte/G1)
(Foto: Arte/G1)

ELIMINADOS E ABSTENÇÕES
Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados: 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro das salas.

“Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando”, disse Mercadante. O ministro afirmou ainda que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *