Você sabe por que 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro? Descubra essa e outras curiosidades.
A resposta a pergunta acima é a seguinte, nesse dia, do ano de 1810, o Brasil ganhou a sua primeira biblioteca! A Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e se tornou a Biblioteca Nacional.
O acervo chegou antes, em 1808. Era composto por cerca de 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Como a biblioteca ainda não estava pronta, as obras ficaram guardadas no Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
Quando os livros foram transferidos para a sua casa oficial, a Biblioteca Nacional foi inaugurada. Mas ela só foi aberta ao público em 1814.
Em 1910, a Biblioteca passou a ter uma nova sede. Hoje, segundo a Unesco, a Biblioteca Nacional, situada na Avenida Rio Branco, 219, no centro da cidade do Rio de Janeiro, é a maior biblioteca da América Latina e a oitava maior do mundo.
De onde vem a palavra “livro”?
A palavra “livro” tem origem no latim. Vem de “líber”, que era o nome dado à membrana que existe debaixo da casca das árvores. Uma espécie de papel primitivo era feito com essa membrana.
O nome usado no inglês, “book”, também tem a ver com árvore. Vem de “bok”, palavra de raiz germânica que significa faia, um tipo de árvore.
Além desse, o homem já utilizou, ao longo da história, outros materiais para escrever, desenhar ou pintar: placas de argila, ossos, metais, pedras, peles, papiro e pergaminho.
Você sabe qual foi o primeiro livro editado no Brasil?
Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
O Brasil começou a editar livros em de 1808 com a fundação da Imprensa Régia por D. João VI. A primeira obra a ser impressa foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga.
Nessa época, era o Imperador que decidia que livros seriam publicados. A impressão fora das oficinas reais era proibida. Por isso, só era divulgado o que não ofendia o Estado, a religião e os costumes.
O primeiro jornal brasileiro publicado foi a Gazeta do Rio de Janeiro. Só depois da revogação da proibição de imprimir livros, em 1821, é que começaram a se espalhar jornais, folhetos e revistas. A primeira revista se chamava As variedades ou ensaios de literatura.
Livros de graça na internet
Logo que surgiram os livros virtuais havia o temor de que os livros impressos se tornassem coisa do passado. Hoje vemos que a tecnologia não substitui o velho hábito de sentar na poltrona com um belo exemplar nas mãos.No entanto, é possível sentar no sofá com um tablet e desfrutar igualmente desse prazer.
Para quem é adepto das novas ferramentas, existem as bibliotecas virtuais. Os livros, obras clássicas e atuais estão disponíveis para download ao alcance de qualquer internauta. Abaixo, há uma seleção dessas bibliotecas feita pelo Plano Nacional do Livro e Leitura:
Bibliotecas Virtuais
Biblioteca Virtual de Literatura – Obras completas da literatura brasileira para serem lidas na própria página.
Estudantes – Disponibiliza livros gratuitamente para download e impressão.
Portal Domínio Público – Disponibiliza amplo acesso a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Projeto Releituras – Divulgação dos melhores textos de escritores nacionais e internacionais. Resumos biográficos e bibliográficos de escritores brasileiros.
Virtual Books Online – Biblioteca de livros eletrônicos gratuitos. Basta baixar, descompactar e ler, na tela ou imprimindo.
[divide style=”2″]
Para acompanhar mais notícias sobre Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.
Agência Brasil