Cerca 100 pessoas trabalharam para retirar também material reciclável.
Em 2011 foram mais de 480 toneladas de lixo deixadas nas ruas de Belém.

Mais de 1,2 mil pessoas atuam durante o Círio para poder limpar a cidade que recebeu mais de dois milhões de fiéis. (Foto: Glauce Monteiro/G1)

Mais de 2 milhões de pessoas participaram na manhã deste domingo (15) do Círio de Nazaré. Depois da passagem da santa e da dispersão dos romeiros foi a vez das equipes de limpeza tomarem as ruas de Belém. Ao todo mais de mil e duzentas pessoas participaram da operação de limpeza do Círio 2012.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), apenas no domingo são 853 garis e 105 coletores de materiais recicláveis, além de 49 carros coletores de lixo e caçambas.

A varrição das ruas iniciou as 3h e foi concluída com a limpeza do trajeto da procissão após a romaria. O balanço final com os números da operação deve ser divulgado na próxima terça-feira (16).

No ano passado, durante o Círio 2011, mais de 480 toneladas de lixo foram retiradas das ruas após as romarias. Pelo menos 300 toneladas apenas após o Círio. A Divisão de Coordenação de Resíduos Sólidos da Sesan “estima que a cada ano a produção de lixo no Círio de Nazaré aumenta em torno de 10%”.

Números de 2011 apontam que do total de lixo retirado das ruas após o Círio, 60 toneladas eram de material reciclável entre garrafas plásticas, copos e latas de alumínio e papel. A maior parte do material é enviada ao aterro sanitário do Aurá, em Belém.

 

Para ler mais notícias do Pará e de tailândia clique em portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

 

g1 pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *