Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. (Provérbios 14:1)

Como está sua casa. Por Talita Martins
Como está sua casa. Por Talita Martins

Construir uma casa é uma tarefa árdua, quando vemos belíssimas casas prontas, com peças amplas, paredes bonitas, cercadas por belos jardins floridos parece tão fácil!

Meu pai é construtor, por isso já acompanhei a construção de muitas casas. Sei que antes de qualquer obra ser realizada, alguém a planejou detalhadamente, cada porta e janela, cada parede no seu devido lugar, tudo calculado centímetro a centímetro, tudo esteve antes em uma planta porque uma medida errada no início pode resultar um enorme estrago no produto final. Só depois de tudo planejado é que se começa então a fundação, que deve ser bem sólida, feita com material de boa qualidade e com estrutura fortificada calculada e feita na medida pra que essa casa tenha suporte suficiente para sustentar cada cômodo.

Quando a Bíblia fala sobre a mulher sábia que edifica a sua casa, nosso entendimento não deve ser diferente, não se consegue edificar nada sem que antes isso tenha sido almejado, sonhado, cuidadosamente planejado, não se edifica nada ao alheio, erguendo uma parede aqui ou derrubando outra ali levado pelo acaso… Entendo que nesse caso a casa signifique nosso lar, nossa família, nosso casamento. Mas me pergunto, como alguém que não tem estrutura para si mesma poderá edificar um lar? Impossível!

Uma mulher despreparada física, emocional e principalmente espiritualmente não tem a mínima condição de edificar nada!
A pergunta que não cala é… como esta a sua casa? Não a casa material que todos podem ver, mas como está você, a sua vida, o seu coração, que ninguém pode ver?!

A sua casa interior tem uma planta? Quantas vezes você sentou e pediu a orientação de Deus para planejar a sua vida? Você busca resposta nas escrituras ou você têm apenas vivido dia após dia, vendo paredes mal planejadas serem derrubadas?

A porta da sua casa está bem trancada? Ou qualquer um pode entrar dentro dela e fazer um estrago no seu coração? É Cristo quem tem a chave, é Ele o seu sentinela, ou um mero homensinho malfeitor tem o poder de arrombar e roubar o que você tem de precioso?
Você tem feito a limpeza diária varrendo toda a sujeira? Diariamente você se analisa e percebe quantas coisas você ainda tem que não agradam ao teu Deus? Quando percebe estas sujeiras você recorre a Ele em oração, pedindo seu auxilio para que a limpe de toda a impureza?
Com que frequencia você faxina os cantinhos da sua casa? Ela tem acumulado teias, gorduras, mofo, ou você analisa e rejeita dar razão as mágoas, rancor, implicância, fofoquinhas, desejo de vingança, consumismo… são sentimentos tão pequenos, cultivados por tanto tempo que quando se percebe sua casa já está tomada por eles!

Edificar uma casa é uma tarefa árdua, edificar a nossa casa interior é uma tarefa impossível… Mas a bíblia diz que é Deus quem opera tanto o querer quanto o realizar!!!

Pare de viver a vida como se cada escolha ou atitude sua hoje, não tenha o poder de refletir no resultado final, cada passo que tomamos sem a aprovacão, sem a direção do nosso Deus, é mais um tijolinho que constrói uma casa muitas vezes bonita de se ver, mas fraca, que cedo ou tarde com sua estrutura abalada vem ao chão.
Peça a Deus que crie em você um desejo de ser sábia e conduzida pela palavra dEle edifique uma casa forte, grande e bela pra glória dEle, para o seu bem e para abençoar aos outros.

Via, Facebook Talita Martins

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.