Tox (Divulgação)

Quando Edward Snowden divulgou que os Estados Unidos têm acesso a várias informações privadas de internautas no mundo todo, membros do 4chan começaram a se mexer para desenvolver um serviço de comunicação que não pudesse ser violado. Surgiu, então, o Tox.

Ainda em fase experimental, o produto está em desenvolvimento por várias pessoas e não se limita mais à participação dos membros do site de fóruns. Agora também há gente do reddit e do hacker news envolvida.

O Tox não é necessariamente um produto, e sim um protocolo que pode ser usado para transmissão de conteúdo criptografado em peer-to-peer. Para escapar da vigilância, o Tox opera de forma semelhante ao Tor, navegador que leva à deep web: cada novo usuário cria um nó de acesso, impossibilitando o rastreamento.

Por ser um protocolo aberto, desenvolvedores podem criar a ferramenta que quiserem com ele, seja um comunicador instantâneo, seja um serviço de e-mails. O time principal está focado na primeira ideia, uma aplicação para conversas em texto e vídeo semelhante ao Skype, mas que não pertence a nenhuma empresa.

Por enquanto, como está em fase inicial, o Tox só está disponível para PC, Mac e Android e não dá para se conectar simultaneamente em mais de uma plataforma. A Wired testou a novidade e afirma que ela funciona surpreendentemente bem, mesmo com essas questões que precisam ser superadas.

Tox (Divulgação)
Tox (Divulgação)

 

Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.