Instale a última versão do LibreOffice, compatível com Windows/Mac/Linux.

libre_03_thumb-portal-tailandia

O Libreoffice é um dos  melhores  softwares de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.  A Document Foundation anunciou, no inicio do mês o LibreOffice 4.0 que  reflete os objetivos “imaginados” pela comunidade desde o aparecimento do Libreoffice, em Setembro de 2010: uma base de código mais limpa e um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.

Para quem pretender instalar facilmente o LibreOffice 4.0 no Ubuntu 13.04, 12.10 e 12.04 e derivados, basta que sigam os próximos passos deste tutorial.

Como é publico, o LibreOffice 4.0 traz um conjunto de interessantes novidades que incluem uma melhor integração com o Unity, opção para usar o Firefox Personas, melhor interoperabilidade com documentos DOCX e RFT, uma nova aplicação: LibreOffice Impress Remote Android e muito muito mais. Podem ver tudo aqui, incluindo um vídeo criado pelo nosso leitor Carlos Carvalho.

O LibreOffice pode ser instalado de várias formas, mas hoje ensinamos como podem facilmente instalar via PPA. Além disso, esta versão traz já um conjunto de tweak para tiram partido das características do Ubuntu.

Para instalar o LibreOffice 4.0 basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

O processo de instalação/atualização demora cerca de 10 minutos. Após a instalação basta ir a Dash e executar um dos componentes do LibreOffice:

  • LibreOffice Impress
  • LibreOffice Calc
  • LibreOffice Writer
  • LibreOffice Draw

libre_01_thumb-portal-tailandia

LibreOffice Impress

O LibreOffice Impress é semelhante ao Powerpoint, permitindo a criação de apresentações.

libre_02_thumb-portal-tailandia

Math

O Math (fórmula) tal como o nome indica serve para escrever fórmulas, equações ou inequações de diversas áreas tal como: matemática, física, química, etc.

Ao contrário do Microsoft Office, no LibreOffice o editor de equações tem aplicação própria, o que traz como vantagem principal a exportação das fórmulas produzidas em mml (para páginas Web).

libre_06_thumb-portal-tailandia

Draw

Tal como o nome indica o programa Draw serve para fazer desenhos, neste caso vectoriais. Mas faz muito mais que isso – veja aqui

libre_04_thumb-portal-tailandia

LibreOffice Calc

Idêntico ao Microsoft Excel, aqui podemos fazer tudo o que é calculo, estatística, gráficos, etc etc.

libre_05_thumb-portal-tailandia

LibreOffice Writer

O Writer é ao estilo do popular Microsoft Word. Com ele podemos produzir os mais diversos documentos, tendo ao dispor um conjunto de funcionalidades que permitem dar um estilo profissional a todos os conteúdos.

libre_07_thumb-portal-tailandia

LibreOffice 4.0: Novos recursos

O LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, das quais se destacam

  • Integração com conteúdo e sistemas de gestão de documentos – incluindo o Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service e outros – através do padrão CMIS
  • Uma melhor interoperabilidade com DOCX e documentos RTF, graças a várias melhorias e novas funcionalidades, como a possibilidade de importação de anotações “à mão” e anexar comentários para intervalos de texto.
  • Possibilidade de importar documentos do Microsoft Publisher, e melhoria adicional de filtros de importação do Visio com a adição da versão 2013 (recém-anunciada).
  • Outras melhorias incrementais na interface, incluindo a integração com temas do Firefox (chamados de Personas), para dar uma aparência personalizada ao LibreOffice.
  • Nova técnica de programação para as caixas de diálogo, facilitando redimensionar e ocultar elementos, e reduzindo a complexidade do código. Servirá também como base para a inovação da interface do utilizador.
  • Cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, sem a necessidade de um estilo de página em separado.
  • Muitas melhorias de desempenho no Calc, além de novas funcionalidades, tais como exportação de gráficos como imagens (JPG e PNG) e novas funções de planilhas, conforme as especificações do ODF OpenFormula.
  • Primeira versão do controle remoto de uma apresentação do Impress feita por telefones Android. Por enquanto somente disponível para versões Linux das principais distribuições (a segunda versão virá em breve para todas as plataformas: Windows, MacOS X e todas as distribuições Linux e pacotes binários)
  • Melhorias significativas de desempenho, ao abrir e salvar vários tipos de documentos, folhas de cáclculo XLSX e ficheiros RTF.
  • Melhorias no modo de contribuição ao código graças ao Gerrit: Um sistema de revisão de código baseado na Web que facilita o uso do sistema de controle de versão chamado Git, para controle de projetos (embora este sistema não seja específico do LibreOffice 4.0, ele foi introduzido na fase de produção, antes do ramo 4.0).

O Libreoffice é sem dúvida uma das melhores suites de produtividade. Num período de crise financeira, o Libreoffice pode ajudar as empresas a poupar uns trocos já que é gratuito e oferece a grande parte das funcionalidades de outras suites. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.
Licença: LGPLv3
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download: Escolha aqui o seu sistemas operativo
Homepage: LibreOffice

 

Portal Tailândia – o maior portal de notícias da região.

Fonte: pplware

Comentários
  1. O problema é que o BASE está ficando abandonado…
    Por exemplo, você não consegue gerar relatórios com o assistente… Simplesmente não funciona… Quer esteja a extensão report builder instalada ou não…
    No 3.6.5.2 funciona perfeitamente…

    1. É muito pior… o Base, Calc ou Writer, ao trabalhar com arquivos com grandes quantidades de dados, simplesmente travam a todo instante e, demoram (meia hora ou mais, já demorou até 2 horas!) para abrir e/ou salvar um arquivo! Já tentamos todas as opções aconselhadas em fóruns sobre o LibreOffice, testamos em Linux e Windows, verificamos possibilidades de virus (Windows) e/ou falhas+conflitos com outros programas. Já testamos versões portáteis e normais do LibreOffice, Apache OpenOffice, BrOffice/OpenOffice (versões anteriores). Também criamos novos arquivos de texto, de dados e de planilhas em tudo quanto é formato aceito pelo LibreOffice. Acontece em tudo quanto é computador! Desde um com Linux com 512 MB RAM SingleCore até Windows 7/8x Core i7/AMD FX com 8 GB RAM Quad/Six/OctaCore. A verdade é que o problema está no LibreOffice que para mim, se tornou um boa PORCARIA… trabalho em empresa pública, que já deixaram claro que só podem substituir o LibreOffice por outro com licença que seja Gratuita para Uso Corporativo. No trabalho, precisamos usar o CALC (planilhas) e como se tornou inviável, testaremos o “Gnome Gnumeric” (versão tanto para Linux quanto para Windows), que apesar de possuir menos recursos, uma tradução PtBR incompleta e alguns bugs, é rápido e estável o suficiente para termos rendimento no serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *