Conheça muitas funções que o iPad permite serem executadas | Portal Tailândia

O iPad está cada vez mais enraizado nos hábitos das pessoas, já o podemos ver nas mais diferentes actividades profissionais. Cada vez mais são também os serviços que se adaptaram ao formato do iPad e é uma realidade que o futuro é touch.

Então é comum, nos recém proprietários do iPad, existirem dúvidas e desconhecimento sobre muitas funções que o iPad permite serem executadas.

1. Barra de Status – Clique para voltar ao topo

Muitas vezes visitamos um site e deslizamos pelas suas notícias, vamos passando uma após outra e quando damos conta, temos já várias páginas para chegar ao topo. Que tal deixar de puxar o site para cima e fazer essa acção apenas com um toque?

Para isso basta clicar na barra de status do iOS, onde está o relógio, sinal de rede, a bateria, etc. No browser verá logo que o site em causa aparece no ponto de início. Noutra aplicação o comportamento é idêntico. No Pages, por exemplo, a página que está a ler volta ao início, no mail aparece a lista com os primeiros mails existentes no topo. Se estiver dentro do texto do mail, ele voltará ao início do texto.

2. Adicionar mais apps à doca

Pode não ser uma dica muito importante para a maioria das pessoas, mas muitas certamente ficarão agradadas ao saberem que podem colocar até 6 aplicações na Doca do iPad. Desta forma e arrastando as mesmas para cima da Doca, poderão ter nesse sitio as mais importantes. Também podem no iPhone alterar as apps da Doca, elas não têm de ficar assim obrigatoriamente.

3. Forçar uma app a desligar

Como já aconteceu a todos os utilizadores, por vezes uma aplicação fica problemática e bloqueia, podendo mesmo bloquear o próprio computador. Para isso ficar resolvido podemos ir, por exemplo, ao Gestor de tarefas e forçar a aplicação a desligar. No iPad, embora sejam poucas as vezes que uma app bloqueia, também podemos obrigar a app a desligar se esta não desligar por si.

Este comportamento por vezes obriga mesmo o utilizador a reiniciar o iPad pois a aplicação simplesmente não arranca. Mas não é necessário tanto trabalho, não é porque podemos forçar a app a desligar sem termos de desligar o iPad. Para isso vamos deixar o dedo uns segundo no botão hibernar/acordar (o que liga e desliga o iPad em cima)até aparecer o slide que usamos para desligar o iOS.

Depois clicamos no botão Home para o iPad voltar ao ambiente de trabalho. Agora poderá ver que a App já não estará a dar problemas.

4. Procurar numa página

Num browser de um desktop, podemos procurar por blocos de texto, palavras dentro de uma página. No Safari, dentro do iPad, também temos uma ferramenta que permite procurar dentro da página que estamos a visitar. Quando clicamos na barra de pesquisa do Google, à frente da barra de endereços, abre em baixo, por cima do teclado uma barra de pesquisa para Procurar na Página.

Usando esta pesquisa poderá encontrar o que procurar nos vários resultados inclusive no que o Google poderá mencionar. É uma ferramenta muito interessante.

5. Palavra-passe de acesso complexa

O iPad permite que se coloque uma palavra-passe de 4 digitos que impede quem desconhece este código de ter acesso aos conteúdos do mesmo. Mas além desta possibilidade, o utilizador por aumentar a segurança colocando uma palavra-passe longa, com letras e números. Isso permite que seja dificultado o acesso, pois com as crianças… 4 dígitos é “canja”!!!

Para isso abre “Definições -> Geral -> Bloqueio por código”, agora desligue a opção “Código Simples“. Esta acção irá agora permitir que seja criada uma palavra-passe longa alfanumérica, se assim entender.

6. Anexar fotos num email

Esta dica pode parecer simples, então não é fácil no iPad ir à galeria de imagens, selecionar até 5 imagens e partilhar no email? Sim é simples, mas e se quisermos num email anexar uma imagem ou até colocar mais de 5 imagens num email sem recorrer a aplicações de terceiros?

Podemos fazer isso sim, basta fazer o seguinte: se estivermos num email e quisermos anexar uma imagem, ou um qualquer ficheio, num desktop tradicional clicamos na opção anexar verdade?

Não tendo essa opção no mail do iPad podemos ir ao local onde temos uma imagem, por exemplo, seleccionamos a imagem e clicamos no botão Copiar. Depois dentro do mail fazemos Colar. A imagem ficará logo em anexo no mail. Podemos também fazer Copiar em 5 imagens e Colar as 5 no mail, podemos voltar à galeria de imagens, copiar mais algumas e voltar a colar no mail, desta forma podemos num email no iPad mandar mais do que 5 imagens.

7. Como fazer Undo/Redo ( Desfazer/Repetir) no iPad

Como já foi dito anteriormente, o iPad não é limitado, quando o assunto são as funções de escrita, mesmo não tendo um teclado físico nativo. Assim, uma das funções que muita gente diz não encontrar é o Desfazer e o Repetir. Quando usado um teclado compatível com o iPad, podem ser usadas as seguintes combinações de teclas: Command+Z e Command+Shift+Z.

Para quem está a começar e ainda não se adapta bem ao teclado do iPad, experimente agitar o iPad uma vez para executar o comando Anular e duas vezes para executar o comando Repetir, verá que funciona. Claro que pode sempre ter de ir a correr apanhar o iPad ao chão, mais vale continuar a ler apara descobrir outras opções.

Para ter acesso às teclas, abra um mail, uma nota… algo onde possa começar a escrever para chamar o teclado.  Agora clicamos na tecla “.?123“. Este botão traz outro grupo de teclas, e pode reparar que traz uma tecla desfazer. Para ver a tecla Repetir clique no botão ”#+=” e verá outro grupo de teclas e a tecla refazer.

8. Usar com utilidade o Modo Avião

Se tem por hábito, necessidade ou profissão viajar bastante, o Modo Avião foi desenhado e colocado no iOS para si. Esta função desactiva temporariamente a antena GSM e a antena Wi-Fi. O sinal GSM pode interferir no sistema de navegação do avião. Desactivando esta opção, pode usar, se permitido, o iPad num avião com segurança.

Se tiver a opção WiFi disponível no avião, que actualmente começa a ser frequente, pode apenas activar a antena WiFi e navegar recorrendo a esta tecnologia. Nas Definições, pode desactivar tudo, ligando o Modo Avião e depois pode dentro da opção WiFi activar só essa. Agora é só navegar na web como normalmente o faz.

9. Usar o Bold e o Itálico no mail do iPad

Abra o mail do iPad para começar a escrever. Agora, depois de escrever o texto necessário pressione a palavra que quer colocar a Negrito ou sublinhado até aparecerem as opções Seleccionar/Seleccionar tudo/Colar e na seta que aparece a seguir, deve clicar para aparecer novo grupo de funções Cortar/Copiar/Colar/Sugestão. De novo terá uma seta que o leva para o um outro grupo de opções e lá está o primeiro botão [ BIU ] que abre o tal grupo Negrito/Itálico/Sublinhado.

Este não será o mais pratico dos menus, mas oferece um leque alargado de funções que estão normalmente disponíveis em ícones, no nosso desktop.

10. Como usar o teclado dividido no iPad

Esta opção apareceu com o iOS 5, onde a Apple decidiu que para agarrar no iPad e usar os polegares para escrever, o teclado conforme este aparece era desconfortável, as teclas do centro seriam défices de alcançar. Assim, foi alterado o esquema de teclas e agora podemos dividir o teclado ficam este mais pequeno e totalmente acessível aos polegares, quando agarramos o iPad na horizontal.

Para o separar faço-o aparecer, coloque os dois polegares em cima do mesmo e deslize para as margens do ecrã. Pronto, este já está dividido e pronto a ser usado. Para o juntar de novo, basta fazer o inverso ou clicar na tecla que oculta o teclado e escolhe a opção “Ancorar e unir“.

Alguns destas sugestões serão certamente do vosso conhecimento, mas outras provavelmente serão novidade e cada um dos utilizadores vai descobrir muitas das acções que o iPad, juntamente com o iOS, permite executar. Não é de todo um sistema operativo limitado, tem é a sua forma muito própria de oferecer funções dentro dos vários locais de trabalho.

 

pplware

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.