Distribuições Linux – Leves – Netebooks | Portal Tailândia

Linux é um sistema operativo que está no seu apogeu. Além de existirem distros de altíssimo recorte operacional, existem muitas outras capazes de se encaixarem em segmentos e tirarem muito mais proveito que qualquer outro sistema operativo. A sua capacidade camaliónica e flexibilidade de adaptação fazem deste SO um fenómeno da actualidade tecnológica.

Depois de termos abordado este tema por esta perspectiva, onde demos a conhecer aplicações práticas de distros Linux em várias combinações de hardware deixamos uma lista de distribuições criadas especificamente para netbooks e que podem também aproveitar se for o caso, para as correr em portáteis com alguns anos.

À imagem dos artigos que deixamos antes, estas distros foram testadas e todas as reações conclusivas foram tiradas na primeira pessoa, não obstante de cada um de nós ter e aplicar variáveis distintas e cenários adversos com reacções e situações completamente diferentes. Deixo, contudo, a certeza que não perderão tempo a ler e aumentarão o léxico no que toca a distribuições Linux.

Aurora OS

Anteriormente conhecida como Eeebuntu era uma distribuição baseada no Ubuntu e optimizada para correr nos Eee Pc’s da Asus, em Junho de 2010 decidiram reformular a distribuição e optimiza-la para netbooks em geral.

Site oficial: Aurora OS
Última versão: 4-beta1 lançada a 8 de Fevereiro de 2010
Desktop: GNOME
Download: Aurora OS 4 Beta 1

CrunchBang Linux

Consiste numa distribuição baseada em Debian que corre em Openbox, sendo por isso muito rápida e leve no que concerne ao consumo de recursos. Está optimizada para oferecer um misto de velocidade e funcionalidade, disponível em livecd mas consegue-se obter melhor performance quando instalada no disco.

Site oficial: CrunchBang Linux
Última versão: 10-20111125 lançada a 27 de Novembro de 2011
Desktop: Openbox
Download: CrunchBang Linux 10-2011112

Imagineos

Conhecida anteriomente por GoblinX esta distribuição criada no Brasil, é baseada em Slackware e o seu objectivo é proporcionar um ambiente de trabalho agradável e funcional a todos os utilizadores, especialmente aos recém chegados ao mundo GNU/Linux.

Site oficial: Imagineos
Última versão: 20110605 lançada a 11 de Junho de 2011
Desktop: Xfce
Download: Imagineos 20110605

Joli OS

É mais uma distribuição baseada no Ubuntu, mas muito amiga do utilizador, com um aplicativo de instalação a partir do Windows, orientada para os serviços Web, inclui codecs e aplicativos proprietários, assim como integração nas principais redes sociais.

Site oficial: Joli OS
Última versão: 1.2 lançada a 9 de Março de 2011
Desktop: GNOME
Download: Joli OS 1.2

Lubuntu

Variante oficial do Ubuntu, baseada em LXDE cujo intuito é funcionar em netbooks, dispositivos móveis e pc’s antigos. Requer poucos recursos e é muito apelativa, mesmo para utilizadores com pouca experiência.

Site oficial: Lubuntu
Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011
Desktop: LXDE, Openbox
Download: Lubuntu 11.10

Peppermint OS

Baseado no Lubuntu pretende ser uma distribuição rapida baseada no Prysm da Mozilla e orientada para as aplicações Web. Possui updates automáticos, instalação passo-a-passo, mobilidade elevada e conecção com a Cloud.

Site oficial: Peppermint OS
Última versão: Two-06052011 lançada a 6 de Outubro de 2011
Desktop: Openbox
Download: Peppermint OS Two-06052011

Puppy Linux

Pequeno, compacto capaz de correr numa flash drive, simples e especialmente bom para máquinas antigas.

Site oficial: Puppy Linux
Última versão: 5.3.1 lançada a 13 de Dezembro de 2011
Desktop: JWM, Openbox
Download: Puppy Linux 5.3.1

 

pplware

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.