Firefox Mobile OS está a chegar | Portal Tailândia.com.br

O mundo dos dispositivos móveis está ao rubro, fruto, entre outras causas, de um crescimento exponencial da sua adopção e consequente utilização.

Todas as grandes companhias pretendem estar presentes nesta onda de crescimento e por isso surgem novidades e alternativas quase todos os dias.

A Mozilla, um player que não se esperava ver neste meio, anunciou agora que o seu sistema operativo móvel está para chegar muito em breve.

A criação e desenvolvimento deste novo sistema operativo móvel, suportado pela Mozilla não é uma novidade, tendo inclusive sido já mostrado em diversas ocasiões.

 

A novidade é que existem já fabricantes interessados na sua utilização e também datas para a sua colocação no mercado.

 

Esta informação foi ontem apresentada no blog oficial da Mozilla e aí foram detalhados alguns pormenores interessantes sobre esta novidade.

 

Em primeiro lugar a Mozilla estabeleceu já parcerias com dois fabricantes de dispositivos móveis. A ZET e a TCL Communication Technology, sob a marca Alcatel One Touch, vão ser os primeiros fabricantes a usar este SO nos seus dispositivos. Para já apenas se sabe que estes equipamentos vão usar processadores Snapdragon, da Qualcomm Incorporated.

 

A data para inicio da comercialização destes equipamentos é o inicio do ano de 2013 e estes serão lançados em primeiro lugar no Brasil, através da operadora móvel Vivo, detida pela Telefónica.

 

Ouve ainda o anuncio do interesse e suporte de algumas operadoras. A Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefónica e a Telenor vão dar suporte a este sistema operativo por entenderem que estes equipamentos vão trazer excelentes experiências de utilização a um custo reduzido e passível de serem suportados pela maioria dos utilizadores.

 

O Firefox Mobile OS, suportado na integra pelo Boot2Geko, é um sistema operativo assente em HTML5, o que permite retirar muitas camadas de interacção entre o hardware e as aplicações. Este conceito permite facilitar o desenvolvimento de aplicações com maiores funcionalidades e de forma mais simples.

Gary Kovacs, CEO da Mozilla, revelou que este SO pretende abolir as barreiras muitas vezes impostas por outros fabricantes, disponibilizando alternativas abertas a todos os que o vão, quer sejam utilizadores ou os programadores que desenvolvem as aplicações.

Aguardemos então pela chegada de mais um sistema operativo móvel. A chancela que a Mozilla coloca nos seus produtos e os elevados níveis de qualidade destes fazem prever que será muito mais do que prometem.

Vejamos também de que forma a concorrência reage a esta chegada. O mercado começa a ter pouca margem de manobra para tantos SO’s móveis e isso tem gerado fricções entre os players presentes.

No entanto estas situações têm levado a melhorias a todos os níveis, o que  no final beneficia os utilizadores.

 

Homepage: Boot to Gecko

 

pplware

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.