O Google comemorou seus 15 anos nesta quinta-feira com uma nova atualização da fórmula do motor de buscas.

O Google comemora nesta semana os 15 anos do seu buscador, lançado em setembro de 1998. Nesta quinta-feira, a companhia anunciou novidades no algoritmo de busca em evento realizado na garagem onde a empresa se estabeleceu em Menlo Park, na Califórnia. Também em comemoração a data foi lançado um doodle onde os usuários podem jogar usando a logo da empresa.
Sobre o novo algoritmo
O Google lançou nesta quinta-feira uma reformulação no seu algoritmo de busca, base do buscador mais usado na internet, para melhor lidar com as consultas mais longas e complexas que tem recebido de usuários da web. Amit Singhal, vice-presidente sênior de buscas, disse a jornalistas que a empresa lançou o seu mais recente algoritmo “Hummingbird” há cerca de um mês e que atualmente afeta 90% das buscas no Google no mundo.
“Hummingbird” é o esforço da empresa para combinar o significado das consultas com o de documentos na internet, disse Singhal da garagem de Menlo Park, onde os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, conceberam o agora onipresente mecanismo de busca. “Lembra como era a pesquisa em 1998? Você sentava e ligava um grande computador, discava com seu modem barulhento, digitava algumas palavras-chave e recebia 10 links azuis para sites que tinham essas palavras”, escreveu Singhal em um blog.
Para comemorar os 15 anos de existência, o Google lançou um easter egg muito divertido: basta acessar o Google em inglês e pesquisar por “google in 1998” para saber como era o mecanismo de buscas no ano de 1998. Está tudo lá: desde o logo da empresa, com letras tridimensionais e sombras, até o rodapé com links alternativos para realizar a pesquisa em outros sites, como o extinto AltaVista.
Além disso, alguns links sugeridos no resultado na pesquisa direcionam o leitor para a Wayback Machine, sistema online que funciona como uma verdadeira Máquina do Tempo da internet, mostrando como eram determinadas páginas anos atrás.
Outra mudança drástica na versão retrô da página é a ausência de buscas em outros formatos, como vídeos, imagens e notícias. Basta isso para termos uma pequena ideia de como a internet evoluiu nos últimos 15 anos.


