O Google comemorou seus 15 anos nesta quinta-feira com uma nova atualização da fórmula do motor de buscas.

doodle-google-15-anos
Doodle do Google comemora 15 anos da empresa. (Foto: reprodução)

O Google comemora nesta semana os 15 anos do seu buscador, lançado em setembro de 1998. Nesta quinta-feira, a companhia anunciou novidades no algoritmo de busca em evento realizado na garagem onde a empresa se estabeleceu em Menlo Park, na Califórnia. Também em comemoração a data foi lançado um doodle onde os usuários podem jogar usando a logo da empresa.

Sobre o novo algoritmo

O Google lançou nesta quinta-feira uma reformulação no seu algoritmo de busca, base do buscador mais usado na internet, para melhor lidar com as consultas mais longas e complexas que tem recebido de usuários da web. Amit Singhal, vice-presidente sênior de buscas, disse a jornalistas que a empresa lançou o seu mais recente algoritmo “Hummingbird” há cerca de um mês e que atualmente afeta 90% das buscas no Google no mundo.

“Hummingbird” é o esforço da empresa para combinar o significado das consultas com o de documentos na internet, disse Singhal da garagem de Menlo Park, onde os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, conceberam o agora onipresente mecanismo de busca. “Lembra como era a pesquisa em 1998? Você sentava e ligava um grande computador, discava com seu modem barulhento, digitava algumas palavras-chave e recebia 10 links azuis para sites que tinham essas palavras”, escreveu Singhal em um blog.

Para comemorar os 15 anos de existência, o Google lançou um easter egg muito divertido: basta acessar o Google em inglês e pesquisar por “google in 1998” para saber como era o mecanismo de buscas no ano de 1998. Está tudo lá: desde o logo da empresa, com letras tridimensionais e sombras, até o rodapé com links alternativos para realizar a pesquisa em outros sites, como o extinto AltaVista.

Além disso, alguns links sugeridos no resultado na pesquisa direcionam o leitor para a Wayback Machine, sistema online que funciona como uma verdadeira Máquina do Tempo da internet, mostrando como eram determinadas páginas anos atrás.

Outra mudança drástica na versão retrô da página é a ausência de buscas em outros formatos, como vídeos, imagens e notícias. Basta isso para termos uma pequena ideia de como a internet evoluiu nos últimos 15 anos.

google-primeira-pagina-1998
Google em 1998 quando lançado. (Foto: reprodução)
Como parte da comemoração, a empresa levou jornalistas em um tour onde tudo começou, a garagem de Susan Wojcicki em Menlo Park, Califórnia, onde Larry Page e Sergey Brin desenvolveram o Google em 1998. Um perfil do Google+ com fotos da página original do serviço de buscas recebeu dezenas de mensagens de feliz aniversário.
Bolo de aniversário marca os 15 anos da companhia, completados na sexta-feira, durante anúncio das novidades no buscador (Foto: Reuters)
Bolo de aniversário marca os 15 anos da companhia, completados na sexta-feira, durante anúncio das novidades no buscador (Foto: Reuters)
Prateleira com itens que contam a história da companhia é fotografado na casa onde a empresa foi fundada há 15 anos (Foto: Reuters)
Prateleira com itens que contam a história da companhia é fotografado na casa onde a empresa foi fundada há 15 anos (Foto: Reuters)
[divide style=”2″]
Tecmundo / Terra
Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.