DicasTech Portal TailândiaAccess Point Wireless – Ubuntu

A tarefa de partilha de Internet ou ligação local num Linux era algo complicado e que requeria por parte dos utilizadores alguns conhecimentos para dominar os serviços associados (DNS, IPTABLES, DNSMASQ, etc).

As distribuições Linux evoluíram e hoje estão mais adaptadas aos utilizadores domésticos, que têm ao seu dispor, um conjunto de funcionalidades nativas. Uma das funcionalidades mais requisitas pelos utilizadores e a partilha de Internet para outros dispositivos. Hoje vamos aprender como proceder a essa configuração numa máquina com Linux Ubuntu.

Como referimos, as distribuições Linux mais recentes oferecem um conjunto de interessantes funcionalidades nativas. Uma dessas funcionalidades é a capacidade de partilhar facilmente a Internet. Para isso devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Aceder a Dash e procurar por System Settings

wifi_01

Passo 2) Em seguida, escolhemos Network

wifi_02

Passo 3) – Já dentro das configurações de rede, escolhemos a ligação wireless (lado esquerdo) e podemos começar por proceder às configurações (ex. nome de rede, partilha da Internet), carregando no botão Configure

wifi_09

Passo 4) – Dentro das configurações, no separador Wireless, podemos começar por dar um nome à rede que vai ser partilhada

wifi_08

Passo 5) – Em termos de segurança, aconselhamos a escolherem WPA & WPA Personal e a definirem uma password que seja forte.

wifi_07

Passo 6) – Após as configurações realizadas, voltamos a interface inicial e escolhemos Use as Hotspot e em seguida confirmamos a criação do hotspot seleccionando a opção Create Hotspot.

wifi_05

E está feito! Como poderem ver, torna-se muito simples partilhar a internet no Ubuntu e arrisco-me a dizer que é bem mais simples do que no Windows. Alguma dúvida ou questão já sabem…. deixem os vossos comentários.

Esta é mais uma DicaTech do Portal Tailândia.com.br!

 

pplware

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.