Como todos já sabemos, a interface Metro é a mais recente interface criada pela Microsoft para a nova versão do Windows mas não será só no Windows 8 que iremos ver esta nova interface.

A interface Metro foi desenhada especialmente para equipamentos com capacidade touch, mas nem tudo na interface é mau, a forma de organização e a simplicidade poderá superar as opiniões mais pessimistas.

Já desde Fevereiro que se sabe que a Microsoft está num processo de remodelação do design dos seus sites e serviços para a interface Metro, mas foi a partir do mês passado que começaram a surgir em força imagens dos makeover da nova interface, e como inicio dessa remodelação, a empresa de Redmond já introduziu o novo design na sua página oficial.

Apesar da Microsoft ainda só ter implementado o novo design na página oficial, já surgiram várias maquetes de uma parte daquilo que está a preparar, vamos lá conhecer o que já se conhece daquilo que a gigante de Redmond anda a preparar.

Microsoft Live Account / Microsoft Live Profile

Como se pode ver nas imagens, a Microsoft redesenhou o design para algo bastante minimalista e otimizado para ambientes touch, no entanto, completamente funcional com o rato.

O cabeçalho também foi reformulado, iremos ver mais abaixo, ocupando o menor espaço possível dando maior visibilidade ao que realmente interessa na página. Para além do cabeçalho, pode-se ver nesta primeira imagem que a Microsoft reduziu a quantidade de opções no menu lateral para simplesmente cinco, que são:

  • Overview (Visão Geral): Nesta opção podemos alterar o nosso nome, o email, a password, a segurança dos nossos dados, os nossos dados pessoais e também podemos eliminar a nossa conta.
  • Profile (Perfil): Mostra o nosso perfil (Live Profile).
  • Notifications (Notificações): Permite gerir as nossas configurações de notificação.
  • Permissions (Permissões): Podemos gerir as nossas contas associadas ao nosso Live ID, controlo parental ou ligar a nossa conta a uma rede social ou outros serviços, como ao Facebook, ao Flickr, ao Google, ao Linkedin, ao Weibo, ao Twitter ou a outros disponíveis.
  • Billing (Facturação): Mostra a nossa página (Live Billing).

Praticamente as mesmas opções atualmente disponíveis no entanto, representadas de forma um pouco diferentes.

A página do Live Profile é praticamente igual à página do Live Account, no entanto, sem o menu lateral.

Nesta página, em cima do lado direito, aparece um menu em dropdown onde mostra todas as contas associadas ao nosso Live ID e qual estamos a usar no momento e também mostra as comuns opções, editar perfil, definições da conta e terminar sessão.

[01] [02] [03]
Hotmail

Como era de esperar, a julgar pelas imagens acima, o Hotmail também vai ser remodelado para a interface Metro.

Como se pode ver nas imagens, elas apresentam-se com o nome de “Newmail”, mas o que é esse “Newmail”?

O “Newmail” não passa de um nome de teste ou de um nome significativo a esta nova reformulação do design do Hotmail (Windows Live Mail), por enquanto a Microsoft não está com ideias de mudar novamente o nome do seus serviço de email.

Também é notório nestas imagens uma barra de navegação pequena onde se clicar-mos no logo do “Newmail” aparece uma outra barra com as páginas / serviços associados ao Live, falo do Mail, da página dos Contatos, do Calendário e do Skydrive, cujas páginas / serviços estão presentes na atual interface.

Apesar desta interface ainda ser um makeover (maquete), já tem incluída algumas novas ferramentas, uma delas é poder-mos ligar a nossa conta ao Facebook e conversar com os nossos amigos do Facebook a partir do Web Messenger, contudo, esta nova ferramenta poderá não agradar toda a gente.

Vejamos na galeria todas as imagens já disponíveis da nova cara do Hotmail.

[01] [02] [03] [04] [05] [06] [07] [08] [09] [10] [11]

 

Barra de Navegação

Como falei em cima, também a barra de navegação irá sofrer alterações. Como mostra a imagem abaixo, a barra de navegação será mais ou menos daquela forma.

 

Mas as novidades que estão para breve não ficam por aqui.

Veio ontém a público o Preview da nova versão do Office Web Apps cujo será integrado na nova versão do SkyDrive e na próxima versão do Office, o Office 13. Também a Microsoft poderá estar para muito breve, ainda não confirmado oficialmente, a preparar a aplicação oficial do SkyDrive para a plataforma Android.

Apesar da aplicação SkyDrive para Android ainda ser um rumor, pensa-se que depois destas novidades que têm surgido, a Microsoft esteja a preparar um “pack” de novidades e esteja a pensar em disponibilizar algumas entre o mês de Julho e Agosto.

Crédito das imagens: LiveSide

pplware

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.