É ainda um protótipo e chama-se Raspberry Pi.

David Braben, um developer bastante conhecido de jogos de sucesso como Elite, Rollercoarster Tycoon e recentemente o Kinectimals, tem trabalhado paralelamente num projecto relacionado com a educação.

Na sua opinião, a educação básica ao nível das TI tomou um rumo monótono desde 2000, baseando-se na aprendizagem de escrita de documentos, criação de apresentações, utilização da Internet e uso de um computador em geral. Ele pretende voltar a mudar isso e promove e incentiva o início à programação e conhecimento do hardware básico de um computador. Para isso a equipa da The Raspberry Pi Foundation concebeu um PC de custo extremamente baixo que poderá ser distribuído pelas crianças, em determinadas circunstâncias até de forma gratuita!

Face ao preço, as suas características impressionam!

O seu aspecto diminuto, ao estilo de uma Pen USB, e pelo preço conhecido à partida, sugerem que não deverá estar grande tecnologia incluída naquela PCB. Engane-se quem assim o pensa.

O seu funcionamento é simples: numa das extremidades é ligado o monitor via porta HDMI, na outra o teclado e rato via porta USB, coloca-se o cartão micro SD no respectivo slot, com o software necessário, e está pronto a usar.

Prevêem-se as seguintes características:

  • Processador: ARM11 @ 700MHz
  • Memória RAM: 128MB SDRAM
  • Tecnologia gráfica: OpenGL ES 2.0 em 1080p30 H.264
  • Interface gráfica: HDMI e composite
  • Interfaces I/O: USB 2.0 e outra desconhecida
  • Armazenamento de dados:slot para cartão SD/MMC/SDIO
  • Software aberto baseado em Linux

 

Aparenta ser necessária uma interface adicional para utilização de ligações de rede e outros dispositivos de I/O. É também possível adicionar uma webcam tal como mostram as imagens.

Inicialmente será distribuído com a distro Ubuntu e todo o software a ele inerente. David Braben prevê um prazo de 12 meses para que este dispositivo inicie a sua comercialização.

Qual a sua opinião? Acha que este preço será realidade numa altura em que existe um capitalismo bastante forte nesta área?

 

pplware

 

Comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.