A aprendizagem de línguas online é uma realidade, existindo vários métodos e sítios para tal. Conheça uma seleção dos melhores disponibilizado pelo Portal Tailândia.

idiomas-aprenda_online-Portal-Tailandia

Ninguém tem dúvidas que a Internet veio para ser o meio de revolução na nossa vida. O conhecimento está, hoje me dia, ao alcance de todos mais do que nunca em toda a história da evolução do Homem. A globalização e crescente abertura das mais diversas fronteiras, físicas e virtuais leva-nos a querer assimilar as mais diversas informações e conhecimentos. Ora um desses conhecimentos, na minha opinião, é dos mais importantes: o conhecimento de idiomas.

A aprendizagem de línguas online é agora uma realidade, existindo vários métodos e sítios para tal. Hoje apresentamos este artigo, em jeito de dicas, que visa tentar ajudar na busca dos melhores sítios que nos podem ajudar a aprender e/ou praticar um novo idioma. Alternativas não faltam, vamos conhecer?

É certo que o tipo de plataformas que apresentaremos, para a aprendizagem de idiomas, não são novas. Contudo, tornam-se cada vez mais populares os sites do gênero online que acabam por substituir um tradicional programa com um professor real por um professor interativo e virtual também associados a uma partilha de rede social o que acaba por expandir a todos o conhecimento, dúvidas, falhas e sucessos. Sem mais demoras, comecemos por algumas alternativas:

Busuu

idiomas-01-portal_tailandia

 

Os seus fundadores, Niesner Bernhard e Adrian Hilti, que se conheceram na universidade criaram este site que pretende ensinar línguas comunitárias de forma virtual em estilo de e-learning. O nome “Busuu” refere-se a uma língua falada nos Camarões, de acordo com um estudo etnológico realizado em 1986, tinha apenas oito falantes.

Em resumidas, palavras, este site permite-nos aprender idiomas como: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Português, Italiano, Russo, Chinês, Japonês, Árabe, Polaco e Turco. Neste caso poderemos executar exercícios interactivos, entrar em contacto com outros alunos através de um chat de vídeo, pedir a outros para corrigir os nossos exercícios e fazer o mesmo com aqueles que aprendem o nosso idioma nativo. O site funciona numa espécie de rede social com pedidos de amizade e grupos, aprendizagem e conectart-se a outras pessoas

Homepage: Busuu | Busuu versão para smartphone

[divide style=”2″]

Babbel

idiomas-02-portal_tailandia

Apesar de ser conhecido, este site destaca-se especialmente pelas suas versões móveis iOS e Android. Neste caso, e contrariamente ao Busuu, podemos aprender línguas menos populares como o Sueco, Holandês ou até mesmo o Indonésio. Neste caso, é colocado à nossa disposição uma grande mais-valia: uma ferramenta de reconhecimento de voz, vital para a aprendizagem da pronúncia.

O Babbel oferece um método de aprendizagem intuitivo, ajudando-nos a consolidar os conhecimentos adquiridos através da repetição. O utilizador é quem decide: utilizar o reconhecimento de voz ou simplesmente fazer outro exercício. Os exercícios são geralmente caracterizados por associar uma imagem a uma palavra, juntamente com a sua tradução e respectivo áudio. Para forçar a nossa aprendizagem a imagem desaparece e o utilizador tem de fazer a relação.

Homepage: Babbel | Babbel versão para smartphone

[divide style=”2″]

Poliglota

idiomas-03-portal_tailandia

O Poliglota é mais uma espécie de rede social, em espanhol, estando vocacionada mais para o tipo de utilizador que pretende mudar de online para offline. Ao contrário da sua concorrência, o Poliglota baseia-se num tipo de organização através de grupos linguísticos coordenados. Ora estes grupos estão programados para um momento específico, num lugar conhecido (um café, um bar, uma universidade), cabendo ao utilizador a decisão sobre qual deseja aderir ou se deseja iniciar-se num outro tempo e lugar. Este pode ser uma dos serviços mais úteis pois encontramos pessoas de outros países, o que acaba por trazer um valor acrescentado a nível de dinamismo quando existe uma conversação.

Para já o Poliglota ainda esta em fase de crescimento, ou seja, de momento apenas existe uma dúzia de grupos coordenados algo limitados, sendo que a maioria dos grupos foram formados em países da América do Sul. Na Europa o seu conhecimento ainda é bastante reduzido.

Homepage: Poliglota

[divide style=”2″]

Fixoodle

idiomas-04-portal_tailandia

O Fixodle destaca-se pela sua interface.  Com um aspecto e trabalhar muito típico dos média sociais, possuí actualizações em tempo real, solicitações de amigos e até mesmo um timeline, estilo Facebook.

Este serviço apresenta somente áreas públicas para partilhar com toda a comunidade de uma categoria linguística, onde podemos fazer perguntas sobre como traduzir um termo ou postar em pedir para nos corrigirem um texto noutro idioma. Por se tratar de uma comunicdade, os próprios utilizadores podem avaliar a qualidade dos comentários, tornando a aprendizagem mais divertida.

Homepage: Fixoodle

[divide style=”2″]

Duolingo

idiomas-05-portal_tailandia

Nascido no ano passado, o Duolingo quer assentar numa filosofia diferente dos demais. Ou seja, o Duolingo está orientada para a aprendizagem de línguas, mas prefere agir como uma ferramenta de crowdsourcing para a tradução de textos na Internet, bem ao estilo do famoso tradutor do Google. Neste caso, segundo os próprios, os resultados apresentados revelam-se mais exactos e precisos, embora o tempo de acesso seja muito mais lento.

Neste sistema damos início com exercícios básicos interactivos até aos mais complicados, tudo depende do nível do utilizador. Como você avançar no programa e são valorizados, você ganhar pontos. Na seção são publicados textos traduções, frases ou termos para a comunidade contribui para a sua tradução. Embora essa idéia é muito promissora, como uma plataforma social para aprender idiomas não é muito diferente em comparação com outros serviços como o Busuu ou Babbel.

Homepage: Duolingo | Duolingo no iOS

[divide style=”2″]

Após a leitura das várias sugestões, deixo o reparo que é muito importante os nossos leitores terem em conta que poderão eventualmente ter de se registar, segundo o tipo de serviço, para poderem conhecer à totalidade dos conteúdos dos sites aqui apresentados. Em alguns casos mesmo, para podermos avançar será sugerido que adiramos ao serviço Premium (pago) em níveis mais avançados, ficando obviamente ao critério de cada um essa decisão.

Caso conheçam outros sites/serviços de igual ou superior relevância, por favor não hesitem em deixar o vosso comentário abaixo.

 

pplware

Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *